Posts

Garrafas retornáveis e materiais plásticos podem transmitir o coronavírus?

Essas superfícies podem carregar o vírus após terem entrado em contato com partículas contaminadas. Por isso, o ideal é higienizar objetos trazidos de fora

18.06.20 - 07H22 Por Adriely Viana
Essas superfícies podem carregar o vírus após ter entrado em contato com partículas contaminadas
(Foto: PxHere)

Ainda não se tem muitos estudos que apontem como o coronavírus permanece em superfícies. O que se sabe, é que o vírus pode ser transportado por materiais plásticos, como garrafas retornáveis, sacolas e embalagens, caso alguém contaminado com o novo coronavírus, transmita partículas do vírus ao espirrar, tossir ou tocar o material.

De acordo com estudo publicado, em março, pela revista científica New England Journal of Medicine, foi identificado que o Sars-CoV-2 pode permanecer em superfícies plásticas por até três dias. Apesar dessa permanência ser alarmante, ela foi notada em quantidades muito pequenas que podem ser reduzidas ainda mais com a higienização do objeto. 

“Limpe a superfície de tudo o que for pegar na mão”, diz Bernadette de Melo Franco, microbiologista e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos da USP. “Em materiais como papelão e plástico, que não têm células vivas, o vírus não se multiplica, mas embalagens assim funcionam como um caminhãozinho que carrega o vírus”, disse ao jornal Folha de Pernambuco

A higienização de garrafas plásticas e outros materiais pode ser realizada por uma solução de água sanitária ou álcool em gel 70%, assim que forem trazidas para dentro de casa. Essa limpeza se mostra eficiente na eliminação do vírus caso ele esteja no objeto, segundo a OMS.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.

Notícias Relacionadas