Posts

Sinduscon e prefeitura de Fortaleza contra a dengue

Fonte: Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – 22/03/2023 O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), em parceria com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, está dando continuidade à campanha Construção Unida contra o Mosquito em combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e Chikungunya, nos canteiros de obras das […]

10.04.23 - 07H48 Por danieloiticica

Fonte: Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – 22/03/2023

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), em parceria com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, está dando continuidade à campanha Construção Unida contra o Mosquito em combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e Chikungunya, nos canteiros de obras das empresas associadas à entidade.

O objetivo é formar brigadistas e promover atividades lúdicas de conscientização sobre a temática. No dia 21/03, os colaboradores da Construtora Dias de Sousa tiveram uma formação para que pudessem conhecer as formas de combate à proliferação do mosquito. O momento contou com palestra, demonstração de ambientes em que é preciso reforçar o cuidado e orientações sobre o trabalho dos agentes de combate ao mosquito, atuando não apenas semanalmente no canteiro de obras, mas nas próprias residências.

Os brigadistas também receberam informações sobre a sintomatologia das doenças e um alerta para evitar a automedicação.

Para o pedreiro Messias Portela de Sousa a formação foi muito importante. Ele afirmou que colocará em prática no trabalho o que foi ensinado durante o treinamento. “A palestra foi muito bacana e proveitosa. A gente sai com um olhar diferente. A gente vê que é muito fácil combater o mosquito, é só colocar em prática o que aprendemos na palestra”, disse.

O gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da Secretaria Municipal de Saúde, Atualpa Soares, alertou sobre o aumento de casos de arboviroses e sobre a importância do trabalho da população no combate às doenças.

“A gente tem, até o início de março, pouco mais de 700 casos entre dengue e chikungunya. Neste período, aumentam chuvas e aumenta o número de casos, há uma correlação. A gente estreita essa parceria com o Sinduscon, porque essas obras também podem ser um potencial disseminador, então a gente qualifica essas pessoas que estão agindo. Além disso, há um peso social muito grande, porque essas pessoas levam o aprendizado para as suas casas, seus familiares e seus bairros. Então, há uma disseminação desse conhecimento”, detalhou.

De acordo com o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, essa é uma ação muito importante, uma vez que os trabalhadores se tornam agentes de combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e Zika. A gente espera que com essa formação eles possam atuar não só nos canteiros de obras, mas também em suas casas, protegendo os colegas de trabalho, a sua família e vizinhança. Trata-se de uma ação social da nossa entidade e contar com o apoio da prefeitura   é fundamental nesse processo.

Notícias Relacionadas