Virologista projeta que China será o primeiro país a receber vacina contra Covid-19

Um estudo mostrou que a vacina desenvolvida no país asiático tem tido sucesso com pacientes

16:02 | 23 de May de 2020 Por Ana Beatriz Caldas
Virologista projeta que China será o primeiro país a receber vacina contra Covid-19

Vacina pode ser aprovada até o fim de 2020 (Foto: Unsplash)

Com novos registros de infectados pelo SARS-CoV-2, a China pode ser a primeira região a receber uma vacina contra a Covid-19, segundo um pesquisador norte-americano. Em entrevista ao periódico El País, o virologista Florian Krammer afirmou que, no momento, há dois fortes candidatos para a vacina, sendo um nos Estados Unidos e um no país asiático que foi o primeiro epicentro da doença.

Segundo Krammer, a China tem grandes chances de liderar a corrida pela vacina e conseguir resultados eficazes e aprovados antes por ter agências reguladoras menos rígidas e processos mais ágeis, diferentemente dos EUA e da Europa, que podem chegar a uma vacina autorizada apenas no fim de 2020 ou início de 2021.

Recentemente, um estudo publicado na revista científica The Lancet mostrou que a vacina desenvolvida na China tem tido bons resultados.

Ainda de acordo com o pesquisador, é possível que a vacina contra a Covid-19 esteja pronta até o fim do ano, mas a distribuição das doses pode ser um problema, visto que é possível que ela não seja uma vacina de dose única e que todos devem ser imunizados contra o novo coronavírus.

Desse modo, grupos de pessoas que não forem considerados prioritários – a partir de critérios que serão definidos pelas autoridades – podem acessá-la apenas no fim de 2021, mesmo que ela esteja disponível antes desse prazo.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.