Posts

Como identificar se tenho resfriado, gripe ou Covid-19?

Sintomas são similares, mas variam em cada quadro. Confira a frequência de cada um nos três tipos de doença

21.05.20 - 09H20 Por Ana Beatriz Caldas
(Foto: Unsplash)

Como a Covid-19 está relacionada a sintomas frequentes em resfriados e gripes, muitos pacientes têm dificuldade de saber se foram infectados pelo novo coronavírus ou estão com uma síndrome gripal mais simples. Segundo o Ministério da Saúde, apesar de muitos sintomas serem parecidos, há uma diferença na frequência e intensidade com que eles se apresentam na maioria dos pacientes.

Confira algumas informações sobre esses sintomas que podem auxiliar na identificação da doença:

Febre

Um dos sintomas mais comuns da Covid-19 – ainda que muitos infectados não apresentem quadro febril acentuado -, a febre é também muito comum em gripes, mas raramente ocorre em resfriados.

Cansaço

A fadiga é um sintoma comum na gripe, mas que nem sempre acontece na infecção por coronavírus ou no resfriado, que costuma ter sintomas mais explícitos.

Tosse

Assim como na gripe, a tosse seca é um sintoma comum na contaminação por coronavírus. Nos resfriados, esse sintoma costuma ser leve e pouco frequente.

Espirros

Além de ser um possível sinal de alergias respiratórias, como rinite ou sinusite, espirrar com frequência é um sinal frequente de resfriado. No entanto, no coronavírus e na gripe esse sintoma é bem raro, e não costuma ser visto como indicativo de Covid-19.

Dores no corpo e mal estar

Apesar de ser um sintoma bastante comum de resfriado e gripe, nem sempre pacientes contaminados pelo coronavírus sentirão dores no corpo e sensação de mal estar. No entanto, doentes infectados pelo Sars-cov-2 também podem sentir dores.

Coriza ou nariz entupido

Muito comum em resfriados, o congestionamento do nariz é um sintoma ocasional da gripe é não aparece com frequência em casos de Covid-19.

Dor de garganta

Sintoma comum de resfriado, a dor de garganta pode ou não aparecer tanto na gripe quanto na Covid-19.

Diarreia

A diarreia, que costuma estar ligada a infecções intestinais, é um sintoma raro de coronavírus e resfriado, ainda que poucos pacientes de Covid-19 apresentem esse quadro. Em crianças gripadas, costuma se manifestar ocasionalmente.

Dor de cabeça

Sintoma comum da gripe, a dor de cabeça é um sintoma ocasional de coronavírus, e aparece com raridade em resfriados leves.

Falta de ar

A falta de ar é um dos sintomas mais ligados a quadros de Covid-19, sendo necessário iniciar uma investigação médica caso o paciente apresente dificuldades para respirar. Ocorre raramente em resfriados e gripes.

Perda de olfato e paladar

Recentemente, novos sintomas de Covid-19 foram acrescentados à lista, como a perda de olfato e paladar. Esses sintomas foram registrados, segundo noticiou a BBC Brasil, em quase 70% dos pacientes, independente da gravidade do quadro infeccioso. Portanto, esses sintomas – especialmente quando associados a outros da lista – colocam o paciente na situação de possível contaminado pelo coronavírus.

O que fazer em caso de sintomas?

Para evitar contaminação, o Ministério da Saúde recomenda que pacientes com sintomas leves fiquem em casa por 14 dias, em isolamento domiciliar. É indicado que apenas procurem hospitais ou UPAs pacientes que apresentarem falta de ar, especificamente.

No Ceará, em caso de suspeita de Covid-19, é possível realizar testes rápidos para a doença – com critérios de atendimento a definidos por cada farmácia ou laboratório. Também é possível realizar teleconsultas através da Secretaria da Saúde.

Notícias Relacionadas