Posts

Quanto custam os testes rápidos para coronavírus?

Os valores variam de um estabelecimento para o outro, e os resultados saem em até 30 minutos

09.05.20 - 04H30 Por Adriely Viana
Mão de luva cirúrgica, segurando um teste rápido para Covid-19; dúvidas sobre coronavírus
Teste rápido para Covid-19 (Foto: Getty Images)

Com a alta procura de exames para a Covid-19 em hospitais públicos, farmácias foram liberadas para disponibilizar os testes rápidos para a população. A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último dia 28 de abril, pela Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa. Confira mais dúvidas sobre coronavírus clicando aqui.

No site oficial da Anvisa, o órgão explica que a realização dos testes rápidos em farmácias privadas não está associada a campanhas de saúde pública. Assim, os valores não são estabelecidos para esse serviço, podendo variar de uma farmácia para outra. A Agência ainda destaca que os testes só podem ser efetuados por profissional capacitado, conforme determinado pela RDC 377/2020.    

Os testes rápidos servem para identificar se a pessoa já teve ou não contato com o vírus. Assim, o exame é realizado com a coleta de sangue, semelhante à que é feita para medição de glicose, com uma picada no dedo. Os resultados obtidos ficam prontos em até 30 minutos. A Anvisa indica que o exame seja feito a partir do sétimo dia depois do primeiro sintoma da doença.

Apesar de identificarem o novo coronavírus, os testes rápidos não oferecem eficácia total no diagnóstico. Isso porque os anticorpos IgM e IgG, produzidos após a contaminação, nem sempre estão presentes no momento de testagem, justamente por só serem produzidos depois de certo período de contágio.

Portanto, o mais indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda é o teste RT-PCR, que identifica ou não a presença do vírus no corpo.

Ceará

No Ceará, até o momento, a rede de farmácias Pague Menos é a única realizando testes rápidos para confirmação do novo coronavírus em alguns estabelecimentos na Capital. Uma das dúvidas sobre coronavírus é quanto ao valor: na farmácia, é de R$ 193, e, caso o cliente solicite que o teste seja feito na própria residência, o valor sobe para R$ 273. 

Antes de se dirigir ao estabelecimento, é preciso ligar para o número 0800 022 8282 para realizar o agendamento. Duas farmácias já estão com o material disponível: loja 1 (rua Senador Pompeu, 1520), e na loja 1000 (avenida Santos Dumont, 2284).  A informação foi divulgada no O POVO

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.

Notícias Relacionadas