Posts

Austrália e Nova Zelândia pretendem adiar abertura total de suas fronteiras para setembro

Os países pretendem iniciar voos testes em julho para avaliar quais outros setores poderão ser normalizados gradualmente

31.05.20 - 04H32 Por Adriely Viana
Os voos testes devem iniciar em julho na Austrália (Foto: PxHere)
Voos testes devem iniciar em julho (Foto: PxHere)

Em previsão “realista”, Austrália e Nova Zelândia acreditam que a abertura total de suas fronteiras deva acontecer apenas em setembro, de acordo com o El Periódico. Os países vizinhos, seguem bloqueados desde o mês de março, quando a pandemia chegou ao continente mas conseguiram controlar o avanço do novo coronavírus. 

Apesar da busca acelerada por um plano eficaz e seguro para reabertura das fronteiras, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, afirmou em coletiva de imprensa que “setembro é uma data realista, mas não estou dando detalhes específicos sobre a data. Como é sabido, o  (primeiro-ministro australiano Scott) Morrison  e eu estamos ansiosos para ver progresso na abertura de nossas fronteiras o mais rápido possível e com segurança”.

Apesar desse cuidado, o presidente da Câmara de Comércio e Turismo Australiana, John Hart, em declarações coletadas pelo portal Executive Traveler, informou que “as viagens para a Nova Zelândia definitivamente começarão em 1º de julho e, a partir de 10 de setembro, poderemos considerar se outras bolhas podem ser abertas”. 

Essas datas foram baseadas no plano que o Grupo de Trabalho de Reinício do Turismo apresentou ao governo australiano, na última quarta-feira, 27. No documento, um voo de teste entre a capital australiana e a capital da Nova Zelândia  está previsto para o dia 1º de julho. 

Ambos os países, são exemplos de ações de combate ao novo coronavírus. A Nova Zelândia zerou hospitalizações pela covid-19 nesta semana, enquanto a Austrália apresenta um nível considerável de controle da doença.  Por isso, alguns setores econômicos cobram a abertura das fronteiras e dos voos entre os países.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.

Notícias Relacionadas