Índia inicia maior desconfinamento do mundo
Mais de 1,3 bilhão de indianos estavam em quarentena


A primeira parte do plano de desconfinamento da Índia foi iniciada nesta segunda-feira, 8. Isso ocorre apesar do aumento de casos de Covid-19.
Mais de 1,3 bilhão de indianos passaram mais de dois meses em quarentena; agora, grande parte do país permite reabertura de templos, shoppings e restaurantes. As informações são da agência EFE.
“Todos devem seguir o protocolo e as orientações sanitárias. Máscaras e distanciamento social são essenciais”, disse o chefe de governo do estado do Rajastão, Ashok Gehlot.
A Índia é o quinto país com maior número de casos da doença provocada pelo novo coronavírus. Os EUA lideram a lista, seguido por Brasil e Rússia.
Leia também | “O que salva são medidas não farmacológicas”
Desconfinamento após maior quarentena
Nesta pandemia, nenhum outro país tão populoso quanto a Índia manteve confinamento com regras tão rígidas e por tanto tempo.
A quarentena na Índia começou no último dia 24 de maio, o que impactou significativamente a economia do país, conforme matéria do Nexo.
Com a pandemia, a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) indiano é de 1,9% em 2020, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Uma projeção bem ruim, quando em 2019 o PIB indiano já foi de 4,2%.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.