Vietnã aposta em transplante para impedir primeira morte por Covid-19 no país

Transplante pulmonar é a possível solução

15:48 | 16 de May de 2020 Por Letícia do Vale
Vietnã aposta em transplante para impedir primeira morte por Covid-19 no país

Secretário Geral do Partido Comunista da República Socialista do Vietnã e presidente do país, Nguyen Phu Trong
Secretário Geral do Partido Comunista da República Socialista do Vietnã e presidente do país, Nguyen Phu Trong. (Foto: Kremlin/Fotos públicas)

Até o momento, o Vietnã reportou, oficialmente, 317 casos confirmados de coronavírus e nenhuma morte pela doença. No entanto, um homem de 43 anos, cujo nome não foi revelado, encontra-se em risco de perder a vida. É o que informa o jornal americano The Washington Post. Para impedir a primeira morte causada pela Covid-19 no país, o governo já gastou mais de $200,000 em esforços para salvar o paciente, segundo a Agência de Notícias do Vietnam. 

O homem é conhecido como Paciente 91, referência por ser o 91º caso positivo de coronavírus registrado no país. Tendo contraído a doença em março, atualmente o paciente é dependente de uma máquina para circular seu sangue por meio de um pulmão artificial. O ministro da saúde do Vietnã declarou que os médicos acreditam que um transplante de pulmão arriscado pode ser a única chance de sobrevivência do Paciente 91.

Enquanto o governo busca por um doador compatível, a história do Paciente 91 tem atraído bastante atenção no país. A mídia vietnamita aponta que várias pessoas já se apresentaram para oferecerem os próprios pulmões para o transplante. De acordo com os critérios médicos do Vietnã, apenas pulmões de pessoas já clinicamente falecidas podem ser doados.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.