Quando vão desenvolver uma vacina para o coronavírus?

Velocidade para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 é impressionante, com esforços de cientistas no mundo todo

18:50 | 07 de May de 2020 Por Amanda Araújo
Quando vão desenvolver uma vacina para o coronavírus?

Mãos com luva cirúrgica segurando seringa e vidro com vacina
Nova vacina contra o Sars-CoV-2 começou a ser testada em humanos nos Estados Unidos (Foto: Freepik)

Cientistas mundo afora correm contra o tempo para acelerar o desenvolvimento de uma vacina eficaz para a Covid-19. No entanto, descobrir a fórmula é um processo complexo, que demanda, principalmente, tempo. Na melhor das hipóteses, a imunização pode estar pronta em setembro

Nova vacina contra o Sars-CoV-2 começou a ser testada em humanos nos Estados Unidos, nessa segunda-feira, conforme a Folha de S. Paulo. Trata-se de uma fórmula desenvolvida pela farmacêutica americana Pfzer, em conjunto com a alemã BioNTech. Testes na Alemanha iniciaram antes, com previsão de resultados até julho.

A vacina em questão, feita a partir do RNA viral, possui a receita para a produção da proteína S, ou seja, do chamado “gancho” molecular do Sars-CoV-2 que se conecta às células humanas.  Com o pedaço do RNA, nossas células produziriam a proteína S, desencadeando reação de defesa. Ou seja, anticorpos para combater o coronavírus. 

Estudo da Pfizer tem a participação de escolas de medicina das universidades de Grossman (Nova York) e de Maryland (Baltimore) e dos centros médicos da Universidade de Rochester (Nova York) e do Hospital Infantil de Cincinnatti (Ohio).

Reino Unido 

A Universidade de Oxford, no Reino Unido, já havia desenvolvido vacina contra a Covid-19 que se mostrou eficaz em macacos. Os testes em humanos começaram há algumas semanas, porque a imunidade em macacos não garante a proteção em seres humanos.  

China

Outra vacina, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, teve bons resultados em macacos rhesus. Os dados foram publicados na Science. 

Brasil

Pesquisa para desenvolvimento de vacina contra o novo coronavírus também está em andamento no Instituto do Coração (Incor), da Faculdade de Medicina da USP. 

Os testes pré-clínicos em modelos de animais começam nas próximas semanas, de acordo com o imunologista Gustavo Cabral, que chefia a pesquisa. 

Como funciona

Vacinas contra vírus fazem com que eles sejam incapazes de induzir a doença nas pessoas. Os cientistas podem usar o vírus inteiro para fazer uma vacina, ou então um pedaço dele. 

As vacinas funcionam por meio da memória imunológica criada no nosso organismo, com a produção de anticorpos contra os vírus.

Esperança

Desde o início da pandemia, testes de diferentes vacinas são anunciados no mundo. A produção de vacinas envolve processos lentos e complexos, com inúmeras avaliações de toxicidades antes mesmos dos testes clínicos com pessoas.

Mesmo assim, a velocidade para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 é impressionante.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.