Vacina da Pfizer é eficaz contra as variantes da Covid-19, diz pesquisa

21:42 | 30 de Jun de 2021 Por apoenamirela
Vacina da Pfizer é eficaz contra as variantes da Covid-19, diz pesquisa

Uma pesquisa feita em parceria entre a Universidade de Turku e Universidade de Helsinque, na Finlândia, apontou que 180 profissionais da saúde que receberam a vacina produzida pela Pfizer em parceria com a BioNTech apresentaram respostas imunológicas muito positivas contra a Covid-19 e suas variantes.

No entanto, a pesquisa definiu que a resposta do sistema imunológico contra a variante beta foi menor que contra a alfa, mas nos dois casos os indivíduos vacinados apresentaram anticorpos neutralizantes que oferecem uma boa proteção.

Uma das autoras do estudo afirmou que a aplicação das duas doses da vacina da Pfizer pode gerar uma resposta imunológica maior do que a apresentada por um paciente que teve sintomas leves de uma infecção por Covid-19.

“O estudo demonstra a eficiência da vacina Covid-19 e sua capacidade de induzir respostas de anticorpos na população em idade produtiva, independentemente de sua idade ou sexo. A vacina é uma das mais eficazes que já estudei”, disse o professor de virologia Iikka Julkunen.

De acordo com o Medical Xpress, os estudos agora buscam entender a resposta imunológica da vacina da Pfizer em relação a variante delta, conhecida popularmente como variante da Índia.

Brasil recebe mais 2,4 milhões de doses da vacina da Pfizer nesta semana

Nesta semana, mais 2,4 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 devem chegar ao Brasil. As entregas vão ser feitas pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, em três lotes. O primeiro deles ocorreu nesta terça-feira (29), com 528,8 mil unidades do imunizante. Já nesta quarta-feira (30) e na quinta o país deve receber mais 936 mil doses em cada dia.

Na semana anterior já chegaram ao Brasil outras 2,4 milhões de doses da vacina da Pfizer. Os contratos fechados com a farmacêutica estimam um total de 200 milhões de doses até o fim de 2021.

Via: Olhar Digital