Saiba qual a única possível vacina contra o coronavírus que está nos testes finais
Disponibilização poderia ocorrer a partir de abril de 2021


A vacina contra o coronavírus da Universidade de Oxford, no Reino Unido, é a única entre os 136 possíveis imunizantes criados contra a doença ao redor do mundo que já se encontra na fase final de testes: o estágio de testagem em humanos. A previsão é que 10 mil pessoas passem a ser testadas a partir do fim de junho, segundo matéria do portal Olhar Digital.
Especialistas esperam que a produção em larga escala dessa vacina se inicie até o fim deste ano, o que significa que a possibilidade de disponibilização do imunizante para a população poderia ocorrer a partir de abril de 2021.
No Brasil, a parceria entre a Universidade de Oxford e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) será responsável pela testagem da vacina em mil voluntários em São Paulo e mil voluntários no Rio de Janeiro.
Existe, ainda, outro imunizante que deverá entrar na fase final de testes no País em julho, resultado da parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac.
De acordo com a matéria, a infectologista Rosana Richtmann do Instituto de Infectologia Emílio Ribas indica que as campanhas de vacinação devem começar no ano que vem. “Sou otimista e acredito que tenhamos uma vacina eficaz até o final do ano. Ter produção suficiente para a vacinação para a população deve acontecer no primeiro semestre de 2021”, sugere.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.