Britânicos poderão viajar pela União Europeia a partir de julho? Entenda
A medida é apoiada pelo primeiro-ministro Boris Johnson e deve favorecer os setores turísticos


Boris Johnson, primeiro-ministro da Inglaterra, pretende permitir viagens de britânicos aos países da União Europeia sem que precisem cumprir isolamento social por 14 dias. A informação é do site de notícias The Sun.
Essa isenção da regra de auto-isolamento, que foi instaurada para evitar uma segunda onda do novo coronavírus, faz parte do novo plano número 10 referente ao retorno das atividades econômicas. Caso essa liberação seja aprovada, as viagens poderiam ser realizadas livremente por toda a União Europeia (UE), a partir de julho.
Embora o conselho do Ministério das Relações Exteriores seja contra todas as viagens, exceto as essenciais, a medida de isenção será avaliada pelo Comitê de Operações da Covid-19.
O Comitê deverá se reunir nesta semana para negociar a política de viagens e um possível acordo com os 27 países da UE para diluir a obrigatoriedade da quarentena. A medida é apoiada por alguns representantes do setor turístico, ainda de acordo com informações do The Sun.
Regra de isolamemento
O Reino Unido já havia estabelecido como regra que todo viajante que chegasse ao país deveria passar pelo período de quarentena.
Aqueles que violarem o decreto poderão ser multados em 1.000 libras, receber processos ou, em alguns casos específicos, uma multa potencialmente ilimitada.
Ainda existe a possibilidade de serem deportados em circunstâncias extremas, embora o governo tenha dito que esse é o último recurso.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.