Trump sugere tratamento com luz solar e “injeção de desinfetante” para combater a covid-19
Profissionais da saúde e pesquisadores criticam a afirmação e se mostram preocupados com mensagens inadequada do presidente sobre a saúde


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu a possibilidade de tratamento para a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, uma “injeção de desinfetante” e aplicação de luz solar no corpo humano. A indicação foi feita em transmissão realizada na noite deste sábado, 23, sobre atualização da situação do país na pandemia. As informações foram divulgadas pela NBC News.
O comentário foi feito a Bill Bryan, que lidera a divisão de ciência e tecnologia do Departamento de Segurança Interna, após o pesquisador comentar que uma pesquisa realizada por sua equipe mostrou que o vírus não consegue viver tanto tempo em temperaturas mais quentes e mais úmidas. Com isso, o presidente norte-americano indicou trazer a luz “para dentro do corpo”.
“Eu vejo que o desinfetante derruba o vírus em um minuto, um minuto. E existe uma maneira de fazer algo assim por injeção dentro ou quase uma limpeza? Como você vê, ele entra nos pulmões, ele faz um número tremendo nos pulmões, por isso seria interessante verificar isso”, propôs Trump mesmo sem especificar que tipo de desinfetante.
Bill Bryan, disse aos repórteres, após o encontro com o presidente, que os laboratórios federais não estão considerando essa opção de tratamento para a covid-19. Ele acrescentou que o calor e a umidade por si só não matariam o vírus se as pessoas não continuarem a praticar o distanciamento social.
Em entrevista à NBC, o pneumologista e especialista em políticas de saúde global, Dr. Vin Gupta, e outros profissionais médicos indicaram preocupação com as “mensagens inadequadas de saúde” transmitidas por Trump. “Essa noção de injetar ou ingerir qualquer tipo de produto de limpeza no corpo é irresponsável e perigosa”, disse Gupta. “É um método comum que as pessoas utilizam quando querem tirar a própria vida”.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.