Países doam US$8 bi para tratamentos e vacinas contra a Covid-19

Anúncio de doação foi feito nesta segunda-feira, 4, após conferência virtual entre líderes de mais de 20 países

19:33 | 04 de May de 2020 Por Ana Beatriz Caldas
Países doam US$8 bi para tratamentos e vacinas contra a Covid-19

Até o momento, não há vacinas para o novo coronavírus (Foto: Unsplash)

Lideranças de todo o mundo se reuniram na criação de um fundo para o desenvolvimento de tratamentos e vacinas contra o novo coronavírus. A iniciativa, divulgada pela rede de televisão norteamericana CNN, arrecadou cerca de 8 bilhões de dólares até esta segunda-feira, 4.

As doações foram feitas após uma conferência virtual com representantes de mais de 20 países sobre a situação atual da pandemia de Covid-19 no mundo. O esforço, apesar de louvável, é encarado pela maior parte dos líderes como apenas o “começo de uma maratona”, conforme afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Entre os países participantes do fundo criado para combate à pandemia estão Austrália, Bulgária, Coreia do Sul, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Kuwait, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Polônia, República Tcheca, Romênia, Sérvia, Suécia, Suíça. Também colaboraram, de forma conjunta, países membros da União Africana.

Apesar de os Estados Unidos não terem participado da conferência, a empresária Melinda Gates, por meio da Bill & Melinda Gates Foundation, contribuiu com $ 100 milhões de dólares.

Atualmente, há pelo menos seis vacinas que podem prover a cura contra a Covid-19 sendo testadas no mundo. Não há, no entanto, previsão de finalização da etapa de testes ou – caso alguma seja aprovada – prazo para o produto ser distribuído em longa escala.