Teste para coronavírus: saiba o que fazer
Farmácias em Fortaleza já disponibilizam teste rápido


A Covid-19 apresenta sintomas que, geralmente, podem ser relacionados a outros tipos de doenças comuns, como febre, tosse, fadiga e dores. Dessa forma, começa a corrida entre a população para garantir quem está infectado e quem não está. Com a alta demanda, a procura por um teste é acirrada e algumas recomendações devem ser feitas. Saiba abaixo o que fazer:
Primeiro passo
Para realizar o teste é necessário ter uma indicação médica. Devido aos recursos limitados de testes no Brasil, pessoas com sintoma leves da doença devem permanecer em casa. Em caso de piora, procure um médico. A prioridade de testes têm sido para pacientes Internados, atendidos em Pronto-Socorro e para profissionais da área da saúde.
Pague Menos
A rede de farmácias Pague Menos disponibiliza testes rápidos para identificação de infecção do novo coronavírus desde da última quinta-feira, 30. E o que informa o Jornal O POVO. Além das duas farmácias com materiais disponíveis é possível fazer o teste em casa. Para realizar o teste é necessário fazer agendamento por meio do número 0800 022 8282.
Farmacias com testes disponíveis em Fortaleza:
- rua Senador Pompeu, 1520
- avenida Santos Dumont, 2284
Preço:
- teste na loja: R$ 193
- teste em casa: R$ 273
Anvisa
Os testes rápidos em farmácias para detectar a Covid-19 foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última terça-feira. O método detecta os agentes de defesa que surgem no corpo após o contato com o vírus e deve ser utilizado por pessoas que com sintomas a partir do sétimo ao décimo dia do contágio. Apesar de contribuírem para desafogar o sistema de saúde, esses testes podem apontar um falso negativo se utilizados por indivíduos ainda nas fases iniciais da doença, de acordo com o jornal O Globo.
Em caso de dúvida
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza os números (85) 3219-5973, (85) 3219-8582 e (85) 98439-0422 para informar a população sobre dúvidas relacionadas a Covid-19. O atendimento ocorre todos os dias das 7h às 19h