Telefones emergenciais para atender vítimas do coronavírus
Centrais telefônicas foram criadas para melhorar a rapidez e a eficácia no atendimento a população


Os canais de comunicação emergencial foram desenvolvidos para atender a população durante a pandemia do novo coronavírus. A principal função é garantir esclarecimentos e orientações para que os cidadãos não se dirijam a hospitais ou pronto socorros sem necessidade. Esses serviços disponibilizam informações sobre a covid-19 e triagem para saber se há realmente contaminação.
Um exemplo, é o Plantão Coronavírus. Canal digital 24h, via whatsApp, desenvolvido pelo Governo do Estado do Ceará que permite que a população consiga fazer a autoavaliação do seu estado de saúde e receber orientações de uma equipe médica de plantão. Outro canal do governo estadual para orientações sobre o novo coronavírus é o TeleSaúde. Apenas para ligações, a central de atendimento orienta a população em geral, pacientes e suspeitos sobre os próximos passos que devem ser tomados referentes ao vírus. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.
O Ministério da Saúde também possui um canal de atendimento. O Disque Saúde 136, apesar de disponibilizar informações em geral, pois é o mesmo contato referente ao atendimento telefônico do SUS, já possui uma opção específica para a covid-19. Para os médicos que estão na linha de combate contra o vírus, o contato de comunicação é o Telemedicina. A plataforma de contato, por ligação e por WhatsApp, oferece um suporte para os profissionais terem acesso a especialistas para discutir casos de covid-19 e tirar possíveis dúvidas sobre a doença.
Confira os telefones emergenciais:
TeleSaúde 24h – 0800 275 1475
Plantão Coronavírus WhatsApp – (85) 98439-0647
Disque Saúde/TeleSUS – 136
Telemedicina – (85) 98439-0220