Posts

Covid-19 terá segundo pico, mas OMS considera improvável segunda grande onda

Um segundo pico de Covid-19 poderia ocorrer durante a temporada normal de gripe

25.05.20 - 04H06 Por Amanda Araújo
Diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Mike Ryan, durante entrevista coletiva sobre segundo pico de Covid-19
Diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Mike Ryan (Foto: Reprodução OMS)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, nesta segunda-feira, 25,  para a possibilidade de um segundo pico de Covid-19. Porém, uma segunda onda da doença provocada pelo coronavírus, por enquanto, está sendo cada vez mais descartada. 

“Existem muitos modelos que avançam com grande probabilidade. Vão desde um crescimento pontual até uma onda significativa, mas essa última possibilidade está sendo descartada cada vez mais. Estamos muito melhor preparados em todas as áreas”, frisou a diretora de Saúde Pública da Organização Mundial da Saúde (OMS), María Neira. 

A recomendação da OMS é que a população aprenda a viver com doenças infecciosas, sem ficar paranoica ou excessivamente relaxada.

“Diminuímos de tal forma a taxa de transmissão que o vírus terá dificuldade em sobreviver. Devemos ter muito cuidado em afirmar se esse é o fim da onda, mas os dados pelo menos nos mostram que a transmissão e a explosão da primeiras semanas foram evitadas”, acrescenta a diretora. 

Segundo pico de Covid-19

Um segundo pico de Covid-19, de acordo com o Dr. Mike Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS, poderia ocorrer durante a temporada normal de gripe

No momento, estamos “bem no meio da primeira onda global” e “ainda estamos em uma fase em que a doença está a caminho”, explicou Mike durante entrevista coletiva à imprensa, nesta manhã. 

Bom senso 

Embora uma segunda onda de Covid-19 esteja cada vez mais descartada, María Neiria pediu “muita cautela e bom senso nesta fase muito crítica” da pandemia. 

Durante entrevista à rádio RAC 1, a diretora informou que enfrentar o coronavírus trata-se de uma batalha diária. “Com a abertura, você precisa ver como o vírus se comporta. Esperamos que não haja outros surtos”, completou.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.

Notícias Relacionadas