Santiago inicia quarentena total para tentar conter o avanço do novo coronavírus

O primeiro dia de quarentena total na capital chilena, começou nesta sexta-feira, 15

18:24 | 15 de May de 2020 Por Adriely Viana
Santiago inicia quarentena total para tentar conter o avanço do novo coronavírus

Santiago registrou um aumento de 60% nos casos de Covid-19. (Foto: AFP / MARTIN BERNETTI)

Os mais de 7,4 milhões de habitantes de Santiago iniciaram o primeiro dia de quarentena total nesta sexta-feira, 15. A medida foi tomada pelo governo depois de registrar um aumento de 60% nos casos de Covid-19. Em um único dia, o número no país passou de 1.658 para 2.660, boa parte registrado na capital, de acordo com o El País.

A capital começou a ser isolada com cordões sanitários depois de ser identificada como o epicentro da pandemia no país. Dos 394 óbitos registrados no Chile, 221 acontecerão em Santiago. O isolamento social busca evitar o possível colapso no sistema de saúde local e tenta controlar o avanço nos números de infecções e mortes pela covid-19. 

A quantidade de pessoas que entrarão em quarentena na capital, corresponde a 42% da população do país. Num primeiro momento, o decreto de isolamento durará apenas uma semana, podendo ser estendido por quanto tempo o governo achar necessário. 

Apesar de farmácias e supermercados permanecerem abertos durante a quarentena, longas filas registradas principalmente nos municípios de Puente Alto e La Florida, ao sul da capital. Em todo o país, mais de 340 mil testes foram realizados, dos quais, 39.452 deram positivos. Ainda que, deste número, um total de 16.114 pessoas já estejam recuperadas, e a taxa de mortalidade no Chile seja em torno de 1%, o país ainda não possui recursos suficientes para tratar a doença. Segundo o El País, até esta sexta, o país tinha apenas 419 respiradores disponíveis. 

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.