Ritual de adeus na França
França: grupo pede ao governo espaços de despedida

Condições para se despedir dos entes queridos. Essa é a reivindicação de um grupo de civis na França diante da impossibilidade de acompanhar os pacientes de Covid-19. A carta, publicada no jornal Libération, é assinada por atores, professores, músicos, ativistas etc.
“Estamos preocupados com nossos entes queridos, com o futuro, com nós mesmos. Somos cidadãos comuns, de várias profissões, de diferentes regiões”, diz o comunicado.

Segundo o grupo, é urgente criar salas, hospitais adjacentes, estabelecimentos especializados para a despedida, porque é assustador saber que as pessoas estão morrendo sozinhas.
“Estamos pedindo ao governo que permita que esses momentos de despedida sejam organizados”, aponta o texto. A solicitação é para que, pelo menos, um membro da família ou pessoa designada possa ir ao leito do paciente uma última vez.
As grandes empresas de telefonia digital também são convocadas para disponibilizarem, junto com o governo, tecnologia para que os pacientes possam se comunicar. “A resistência exige dignidade.”