Entenda programa de rastreamento de Covid-19 na Inglaterra e Escócia

Objetivo é fazer uma gestão localizada da pandemia

14:53 | 28 de May de 2020 Por Amanda Araújo
Entenda programa de rastreamento de Covid-19 na Inglaterra e Escócia

Homem em frente a um metrô da Inglaterra; rastramento de Covid-19 começa nesta quinta, 28/5
Autoridades de saúde da Inglaterra têm 25 mil funcionários para rastreamento (Reprodução Agência Brasil/Reuters Hannah Mckay)

Inglaterra e Escócia iniciaram, nesta quinta-feira, 28, programa de rastreamento de Covid-19. Ação integra plano para diminuir o confinamento da sociedade, que tem sido necessário para evitar a proliferação do novo coronavírus

O programa funciona da seguinte forma, de acordo com a agência de notícias EFE: milhares de “rastreadores” deverão ligar ou escrever para pessoas que deram positivo para a doença. 

Por meio desse contato, os infectados deverão ser informados sobre a necessidade de isolamento por 14 dias, mesmo sem sintomas. Na Inglaterra, são 25 mil funcionários para a realização desse trabalho de rastreamento de Covid-19. 

Com equipe própria, a Escócia anunciará em breve medidas para o desconfinamento. 

O objetivo é fazer uma gestão localizada da pandemia para permitir a retomada da economia e da vida normalizada das pessoas. 

Telefone, SMS ou e-mail

Na Inglaterra, os “rastreadores” já entram em contato com as 2.013 pessoas que, nessa quarta-feira, 27, testaram positivo para o vírus.

Em entrevista à EFE, Matt Hancock, ministro da Saúde, disse estar confiante que “a grande maioria da população” colaborará com esse programa voluntário.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.