Quarentena para turistas será suspensa na Espanha; confira retorno na Europa

Turismo é o principal setor da economia espanhola, sendo responsável por 12,3% do produto interno bruto (PIB)

19:08 | 26 de May de 2020 Por Amanda Araújo
Quarentena para turistas será suspensa na Espanha; confira retorno na Europa

Ministra Arancha González  de perfil;  ela falou sobre fim da quarentena para turistas
A ministra Arancha González durante a Conferência Internacional de Donantes, nesta terça-feira, 26 (Foto: Reprodução/ Twitter Ministério de Assuntos Exteriores da União Europeia)

A Espanha suspenderá a quarentena para turistas estrangeiros a partir do dia 1º de julho. Governo anunciou o novo passo em direção à normalidade do país nessa segunda-feira, 25. 

Sete integrantes do governo espanhol, entre eles os ministros de Saúde, Transportes, Economia, Relações Exteriores e Turismo, participaram da reunião virtual para a decisão. As informações são agência espanhola de notícias EFE. 

“O mais difícil ficou para trás. A partir de julho, reativaremos gradualmente o turismo internacional, suspenderemos a quarentena e garantiremos condições de segurança sanitária”, afirmou a ministra das Relações Exteriores, Arancha González Laya.

Como o turismo é o principal setor da economia espanhola, sendo responsável por 12,3% do produto interno bruto (PIB), a medida é uma importante decisão para a retomada do país.

Quarentena para turistas

No último dia 15 de maio, uma quarentena para turistas estrangeiros foi adotada pelo governo espanhol.

Assim, hotéis e residências foram impactados pela restrição necessária para diminuir a propagação do novo coronavírus.

A Espanha é o segundo país com mais chegadas de turistas estrangeiros no mundo, conforme a EFE.

Durante o ano passado, o país recebeu 83,7 milhões de visitantes, que gastaram 92,278 bilhões de euros.

Outros países europeus

Na Itália, o retorno inicia a partir desta segunda-feira, 3, segundo o chefe do governo Giuseppe Conte. Por lá, o turismo representa cerca de 13% do PIB, de acordo com informações da Comissão Europeia.

Para o próximo dia 15 de junho, está agendado o retorno na Alemanha, divulgado pelo Ministro das Relações Exteriores Heiko Maas.

A metade de junho também é data de abertura da fronteira da Croácia; Áustria e Grécia, que controlaram a Covid-19, abriram o turismo interno desde a semana passada. 

Já a ministra de Transição Ecológica da França, Elisabeth Borne, informou que o turismo estrangeiro só começará a ser incentivado novamente no país em meados de julho. Para os franceses, praias e pontos turísticos foram reabertos. 

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.