Quando e como a pandemia irá acabar?

Com crise afetando países de maneira desigual, como prever o fim da crise de Covid-19?

20:15 | 18 de May de 2020 Por Ana Beatriz Caldas
Quando e como a pandemia irá acabar?

Homem com máscara; para a pandemia acabar, medidas sociais são necessárias
Pandemia pode ter resolução social antes de solução médica (Foto: Unsplash)

Enquanto alguns países começam a retornar lentamente à normalidade – com algumas mudanças e restrições que ainda não possuem data de expiração –, outros ainda encontram dificuldade para sair da crise ocasionada pela pandemia de Covid-19 e não conseguem prever quando a pandemia irá acabar.

Os Estados Unidos, por exemplo, continuam liderando o número de casos (1,5 mi) e mortos pela doença (90 mil), segundo o centro de pesquisas sobre coronavírus da Johns Hopkins University. Reino Unido e Brasil, considerados novos epicentros da pandemia, também apresentam índices crescentes e alarmantes, que mostram a força do novo vírus. Quando e como, então, a pandemia irá acabar, de fato?

Segundo artigo noticiado no New York Times, as pandemias têm dois tipos de término. O primeiro é científico, e pode ser definido a partir de uma queda significativa no número de novos casos registrados e de óbitos. O segundo final é o fim social, ou seja, quando o pânico instaurado pela pandemia deixa de fazer parte do imaginário da sociedade.

Fim social

O fim social inclui a possibilidade de a doença permanecer ativa por um tempo e, com isso, a população aprender a conviver com o problema. Exemplo disso é o estado atual da gripe H1N1, conhecida como gripe suína, considerada a primeira pandemia do século XXI.

Essa possibilidade é vista por especialistas como a mais acurada, no momento, para determinar o fim da pandemia de Covid-19: a doença pode, portanto, ter um fim social antes de uma resolução médica. Afinal, os efeitos da pandemia afetam países de maneira diferente, e as projeções feitas para o término – que variam entre maio de 2020 e o fim de 2021 – ainda são frágeis, sem remédios ou vacinas com eficiência 100% comprovada.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.