Conheça 7 plataformas para realizar reuniões online

Pandemia mudou relações sociais e trabalhistas

16:06 | 28 de Apr de 2020 Por Letícia do Vale
Conheça 7 plataformas para realizar reuniões online

Notebook e tablet em cima de uma mesa com a plataforma online Zoom aberta realizando uma videoconferência
Versões pagas ou gratuitas: são várias as plataformas para reunir a equipe (Foto: Unsplash)

Com o isolamento social causado pela epidemia do coronavírus, a lógica comportamental foi completamente modificada. No trabalho, a ausência de contato humano obrigou profissionais a repensarem atividades antes consideradas simples, como fazer reuniões. Felizmente, a tecnologia sempre promoveu a aproximação daqueles que estavam longe, e torna-se cada vez mais fundamental para a manutenção do cotidiano neste momento de quarenta. Escolha abaixo uma plataforma para chamar de sua.  

1. Zoom

A plataforma pode ser acessada por aplicativo no celular ou computador, ou diretamente no desktop. É possível reunir até 100 pessoas em uma sala de reunião, que pode ser acessada por meio de um link. A versão gratuita disponibiliza, no máximo, 40 minutos de videoconferência, mas conversa entre somente duas pessoas não têm limite de tempo. É possível, ainda, compartilhar sua tela com outros participantes e trocar mensagens de texto quando necessário. 

2. Jitsi Meet

Para acessar, não é necessário aplicativos, basta utilizar o computador. Você cria uma sala de reunião e depois pode compartilhá-la por meio de um link. Totalmente gratuita, a plataforma suporta videoconferências com até 50 pessoas, permitindo, por exemplo, gravar a reunião e transmitir ao vivo no Youtube. Uma desvantagem é que o site é todo em inglês. 

3. Skype

Uma das plataformas mais conhecidas da área, permite fazer videoconferência com até 50 pessoas simultaneamente. Também é possível compartilhar a tela com os outros participantes e criar um link para a conversa, facilitando a entrada de novos participantes. Pode ser usado no celular ou no computador. 

4. Hangouts

Pode ser acessado pelo aplicativo no celular ou pelo site. Na versão gratuita, as chamadas de vídeo podem ter até 10 pessoas, enquanto a versão completa comporta até 150. Além da videoconferência, disponibiliza chat de texto com troca de fotos, emoticons, adesivos e GIFs.

5. Slack

Gratuitamente, suporta até 15 pessoas em uma reunião. O diferencial é a possibilidade de criar setores para cada equipe de trabalho, com compartilhamento de arquivos e notificações personalizadas. 

6. GoToMeeting

Oferece desde possibilidades mais básicas, como reuniões de 150 participantes, até opções com 3 mil participantes. Além disso, integra o Microsoft Office 365, com ferramentas como Word, PowerPoint, Excel e outras. Os planos são a partir de US$ 12 mensais. 

7. WhatsApp

Mais conhecido como um aplicativo de mensagens, o WhatsApp também permite o uso de videochamadas. No entanto, o número de participantes é bem limitado: somente quatro. A plataforma ganha na praticidade já que, hoje em dia, quase todo mundo usa WhatsApp.