Posts

Pelo mundo: caderno #4 fala sobre os cenários da pandemia

Nosso desejo sincero é de que chegue logo o dia em que escreveremos na linha do tempo sobre o coronavírus o dia em que no Brasil não há mais infectados

21.05.20 - 02H04 Por Paula Lima
Caderno Agir #4 foi publicado nesta quinta, 21, no O POVO

O Projeto Agir Brasil publicou hoje o quarto de um série de cinco cadernos impressos. O Agir #4 é um olhar amplo para a pandemia do novo coronavírus. Contextualizamos o movimento da Covid-19 em direção aos países da América do Sul. E o desenrolar da pandemia até hoje.

Confira a publicação completa aqui.

Confira linha do tempo da Covid-19 pelo mundo

Siga em frente, em casa

O mundo está calculando os danos. O desafio de conter uma curva ascendente de infectados pelo novo coronavírus e zerar o número de mortos usou como estratégia, única e efetiva, nos quatro cantos do planeta, o isolamento social.

Os países que demoraram a tomar medidas rigorosas de quarentena amargaram uma desenfreada quantidade de vidas perdidas. Na contramão, o Brasil continua a impressionar o mundo, que aprendeu que o caminho para conter um vírus, para o qual não há vacina e é transmitido por vias aéreas e contatos com infectados, é o isolamento social. O presidente Jair Bolsonaro insiste em deslegitimar as medidas de restrição mesmo diante da curva crescente de casos e mortes.

Nas páginas a seguir, desenhamos uma linha do tempo da descoberta dos primeiros casos de coronavirus aos dias de hoje. Uma entrevista com o médico Odorico Monteiro contextualiza o momento do enfrentamento do vírus no Ceará. E ouvimos brasileiros que, espalhados pelo mundo, vivem o desafio da pandemia longe de casa.

Este caderno, infelizmente, não tem o ponto final ideal. Nosso desejo sincero é de que chegue logo o dia em que escreveremos na linha do tempo sobre o coronavírus o dia em que no Brasil não há mais infectados. Seguimos, em casa.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.

Notícias Relacionadas