Paraguai considera Brasil ameaça devido ao alto número de casos confirmados para Covid-19

Lista de espera para paraguaios repatriados do Brasil ultrapassa 25.000 nomes

18:50 | 17 de May de 2020 Por Letícia do Vale
Paraguai considera Brasil ameaça devido ao alto número de casos confirmados para Covid-19

Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, segurando microfone em evento público
Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez (Foto: Presidência Paraguai)

Autoridades paraguaias alertam que casos positivos importados do Brasil podem sobrecarregar o sistema sanitário do país. É o que explica matéria publicada no portal El País. Até o momento, o Paraguai registrou somente 778 casos confirmados e 11 óbitos decorrentes da Covid-19, enquanto o Brasil, no último sábado, 16, chegou a 234.000 contágios e 15.662 mortes. 

De acordo com a matéria, 80% das pessoas que cumprem a quarentena obrigatória em albergues do governo paraguaio são casos positivos de Covid-19, sendo a maioria proveniente do Brasil. Nesta semana, quatro paraguaios vindos do Brasil morreram afogadas ao cruzar o rio Paraná, um dos pontos na fronteira entre os países, que continua fechada para conter a contaminação do vírus. 

Segundo números oficiais, o Paraguai mantém em lista de espera mais de 25.000 cidadãos que desejam ser repatriados do Brasil para o país. O número, no entanto, supera em muito a quantidade de camas disponíveis para que as pessoas cumpram a quarentena. Nesse contexto, os fatos demonstrariam o desespero de imigrantes paraguaios para voltarem a seu país. 

O presidente paraguaio, Mario Abdo, não hesitou em descrever o Brasil como uma ameaça nos últimos dias. 

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.