OMS afirma que pandemia está piorando a nível global
Organização também manifestou apoio a protestos antirracistas, mas ressaltou a importância do distanciamento social


O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou em pronunciamento oficial que a situação da pandemia está piorando a nível global. O comunicado foi expedido nesta segunda-feira, 8, e abordou acontecimentos relacionados à transmissão da doença, como o relaxamento da quarentena e os protestos antirracistas que têm sido realizados em diversos países.
“Embora a situação esteja melhorando na Europa, está piorando globalmente”, declarou o diretor na nota à imprensa. Segundo a Universidade Johns Hopkins, um dos mais renomados centros de pesquisa sobre coronavírus, no momento há sete milhões de casos de Covid-19 em todo o mundo e mais de 400 mil mortos pela doença.
No pronunciamento, o diretor da OMS ressaltou que 75% dos casos registrados no último domingo, 7, vêm de apenas dez países, a maioria deles localizados nas Américas e no Sul da Ásia. Tedros também divulgou que ainda existe um aumento considerável no número de casos em alguns países da Europa Oriental, Ásia Central e na África.
De acordo com o diretor, no entanto, a maior parte da população mundial ainda não teve contato com o vírus e, por isso, pode ser contaminada. Por isso, o líder reiterou a necessidade de manter medidas de distanciamento social e de proteção individual, como o uso de máscaras.
Protestos antirracistas
Apesar de incentivar o cuidado com o vírus, a organização ressaltou que apoia os protetos contra o racismo que têm acontecido em diversos países do mundo após o assassinato do norteamericano George Floyd nos Estados Unidos.
O diretor da OMS recomendou, porém, que todos que participarem de protestos devem manter medidas de segurança para evitar a transmissão da Covid-19. Entre as recomendações estão o uso de máscaras, a distância de pelo menos um metro entre os manifestantes e a higiene constante das mãos durante os protestos.
Quando a pandemia chegará ao fim?
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.