ONU lança iniciativa para combater fake news sobre a pandemia
O objetivo é impedir e verificar notícias caluniosas sobre questões de saúde pública e demais temas que estão sendo tratados sobre a covid-19


Para combater notícias falsas e a desinformação que circula virtualmente sobre a pandemia do novo coronavírus, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou nesta quinta-feira, 21, o “Verified” (Verificado, em português). Uma ação comandada pelo Departamento de Comunicação Global (DCG) da ONU, que tem como principal objetivo verificar e promover informações corretas e de procedência séria sobre a Covid-19.
A proposta é que pessoas ao redor do mundo se inscrevam e façam parte dos “voluntários da informação”, compartilhando conteúdos confiáveis para garantir que a sociedade civil receba notícias seguras. A partir dessa inscrição, os contatos irão receber diariamente uma lista de conteúdos verificados e otimizados para serem compartilhados em aplicativos de mensagem. Para saber quais informações foram checadas pela ONU, basta procurar pelo sinal de verificação dupla.
“Não podemos ceder nossos espaços virtuais aos que publicam mentiras, medo e ódio. Para combater isto, cientistas e instituições como as Nações Unidas precisam alcançar pessoas com informação acurada, na qual possam confiar”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, que anunciou a iniciativa.
Essas informações serão abordadas baseando-se em três temas: Ciência (para salvar vidas); Solidariedade, para promover cooperação local e global; Soluções, para defender o apoio a populações impactadas. Além de desenvolver pacotes que abordam temáticas como pobreza, desigualdade, fome e questões climáticas.
Assim, o Verificado pretende atuar em diversas plataformas de mídia social para erradicar afirmações de ódio e prejudiciais sobre a Covid-19. O DCG contará com a ajuda de parceiros como agências e equipes da ONU, influenciadores, sociedade civil, empresas e organizações para pôr o projeto em ação.
A iniciativa é uma colaboração com a “Purpose”, uma das organizações líderes mundiais em mobilização social e tem o apoio da Fundação IKEA e Luminate.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.