OMS desmente teoria de que coronavírus saiu de laboratório
"Todas as provas que temos sugerem que o vírus teve origem animal e não foi alvo de manipulações genéticas"


A Organização Mundial de Saúde (OMS) desmentiu notícia falsa sobre origem do novo coronavírus. Há dias, circula teoria da conspiração de que o patógeno teria sido criado em laboratório da China.
“Todas as provas que temos sugerem que o vírus teve origem animal e não foi alvo de manipulações genéticas”, informou nesta terça-feira, 21, a porta-voz da OMS, Fadela Chaib.
Fadela disse, entrevista à agência de notícias espanhola EFE, que não foram encontradas indicações de que o vírus foi construído em laboratório. “Não só lutamos a cada dia contra a pandemia, também lutamos contra a infodemia.” A porta-voz é uma das responsáveis pela comunicação da OMS na sede mundial em Genebra.
A fonte inicial do vírus SRA-CoV-2 ainda não é conhecida, mas sabe-se que o reservatório natural eram os morcegos. Também ainda está sob investigação a forma como o coronavírus atravessou a barreira da espécie. “É habitual que, com um novo vírus, as teorias da conspiração sobre a sua origem se disseminem (…) Temos de nos concentrar nos fatos e não no medo”, completa Fadela.