OMS alerta para possível segunda onda da Covid-19 na Europa, a partir de outubro

Segundo o diretor regional da OMS, Hans Kluge, o relaxamento da quarentena nos países europeus não deve ser “momento para celebrações, mas sim para se preparar”

17:28 | 15 de May de 2020 Por Adriely Viana
OMS alerta para possível segunda onda da Covid-19 na Europa, a partir de outubro

Hans Kluge (Foto: Foto EPA/IDA GULDBAEK ARENTSEN)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que os países europeus devem estar preparados para uma possível segunda onda de contaminações pelo novo coronavírus a partir de outubro. O aviso foi dado pelo diretor regional da organização na Europa, Hans Kluge, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph. 

A declaração se deve ao relaxamento do isolamento social e reabertura de atividades econômicas em vários países do continente europeu. Segundo o diretor, este não deve ser um “momento para celebrações, mas sim para se preparar”, citando o exemplo de contenção que está sendo aplicado em países asiáticos, como Singapura e Japão. 

A principal preocupação do diretor é que, esta possível nova fase da doença, coincida com o período sazonal de outras doenças infecciosas, como a gripe e o sarampo, de acordo com publicação do jornal português Público. “Sabemos pela história que, em pandemias, os países que não foram atingidos numa fase inicial podem ser atingidos numa segunda. Alguns países dizem “não somos como a Itália” e depois, duas semanas depois, boom! Infelizmente, podem ser atingidos por uma segunda fase, por isso temos de ser muito cuidadosos”, avisou Kluge.

Kluge ainda destaca a importância de outras medidas de enfrentamento do novo coronavírus enquanto uma vacina ou medicamento eficaz é descoberto. Para ele, ações mais rigorosas de saúde pública podem ser o mais necessário agora para evitar o aumento dos infectados e que o retorno de algumas atividades não indica o fim da pandemia ou um regresso à rotina normal.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.