O que você precisa fazer se tiver febre?
Saiba quais os cuidados caseiros para amenizar a febre, sintoma mais comum de covid-19


A febre é o sintoma mais comum do novo coronavírus, presente em 88% dos casos, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Mas se essa febre não for maior do que 39°C e não durar mais do que dois ou três dias, deve ser considerada um sintoma leve mesmo na possibilidade do diagnóstico ser positivo para covid-19. Nesse caso, a febre deve ser tratada em casa. Além do uso de analgésicos existem algumas medidas que podem para amenizar a febre e baixar a temperatura do corpo.
1 – Tome um banho de água morna ou levemente fria
2 – Faça compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica
3 – Evite consumir alimentos industrializados. Alimente-se bem, com alimentos leves e saudáveis
4 – Fique em repouso
5 – Evite sobrecarregar o organismo com atividades físicas
6 – Hidrate-se, a febre faz você perder muita água. A água também ajuda na regulação térmica do organismo.
7 – Use lençóis leves
8 – Utilize roupas leves
9 – Não se cubra demais com lençóis pesados
10 – Mantenha o ambiente fresco
O que não se deve fazer ao ter febre:
1 – Não use gelo em pontos específicos do corpo – como axilas, virilha e pescoço – também não aplique álcool. Tais ações podem resultar em eventos adversos graves, explica o Conselho Federal de Farmácia (CFF).
2 – Não leve o paciente a suar. Isso não ajuda a melhorar a febre. “Não se recomenda fazer isso [fazer o paciente suar]. Apesar de a transpiração ser um dos mecanismos de redução da temperatura corporal, a cobertura do corpo [com roupas, por exemplo] contribui para a elevação da temperatura corporal”, diz o “Guia de prática clínicas: Sinais e sintomas respiratórios – Tosse”, do CFF.