Posts

O que sabemos sobre imunidade à Covid-19 e o que isso significa para as vacinas

Desde o início da pandemia, cientistas buscam entender melhor a imunidade ao novo coronavírus. Por quanto tempo uma pessoa fica imune após contrair Covid-19, após ser vacinada ou ambos? E o que poderia significar imunidade duradoura para reforços de vacinas? Ainda é muito cedo para dizer, mas os especialistas estão cada vez mais perto de decifrar […]

31.05.21 - 11H54 Por apoenamirela

Desde o início da pandemia, cientistas buscam entender melhor a imunidade ao novo coronavírus. Por quanto tempo uma pessoa fica imune após contrair Covid-19, após ser vacinada ou ambos? E o que poderia significar imunidade duradoura para reforços de vacinas?

Ainda é muito cedo para dizer, mas os especialistas estão cada vez mais perto de decifrar o código.

O que são reforços de vacina?

O que se sabe atualmente sobre reforços na vacina contra o coronavírus sugere que eles podem ser necessários em algum momento, mas quando, exatamente, ainda não está claro, disse o Dr. Peter Marks, diretor do Centro de Pesquisa e Avaliação Biológica da Food and Drug Administration — agência reguladora dos EUA — na quinta-feira (27), durante um seminário na Web do Projeto de Equidade e Educação de Vacinas.

“Teremos que ver onde tudo isso interage. É possível que precisemos de um reforço em algum momento? Sim. É provável? Sim. Sabemos exatamente quando? Não ”, disse Marks. “Mas se eu olhasse para minha bola de cristal, provavelmente não seria antes, espero que um ano após a vacinação, para o adulto médio.”

E, enfatizam os especialistas, qualquer pessoa que esteja totalmente vacinada deve ser protegida. Mas a razão pela qual o cronograma para reforços permanece incerto é porque os cientistas ainda precisam de tempo para reunir dados sobre quanto tempo a imunidade contra Covid-19 pode durar no futuro e como contabilizar essas variantes futuras.

Quando uma pessoa tem “imunidade”, em geral, isso significa que ela tem proteção contra doenças. A imunidade ativa pode ser adquirida por vacinação ou infecção. Seu sistema imunológico desenvolve anticorpos induzidos pela vacinação ou em resposta à infecção, e qualquer uma das respostas imunológicas pode manter uma “memória”.

A imunidade geralmente é medida pela presença de anticorpos, proteínas feitas pelo sistema imunológico para ajudar a combater infecções, no sangue. Eles geralmente podem ser determinados com um teste de laboratório. Mas os sistemas imunológicos são muito mais do que anticorpos; eles envolvem um grande número de jogadores, incluindo células B, que produzem anticorpos, e células T, que têm como alvo as células infectadas.

A pesquisa mostrou que tanto os anticorpos quanto as células T podem até reconhecer infecções de variantes de um patógeno, como variantes emergentes de coronavírus que circulam no mundo hoje, que, apesar das principais diferenças que podem fazer com que se espalhem. Com mais facilidade, eles têm semelhanças suficientes para ser reconhecido pela memória do sistema imunológico.

E mesmo que alguém tenha se recuperado de uma infecção anterior e tenha imunidade natural, as vacinas podem ajudar a aumentar sua memória imunológica.

Os fabricantes de vacinas estão monitorando a imunidade

Atualmente, três vacinas de coronavírus estão licenciadas para uso de emergência nos Estados Unidos: a vacina de duas doses Pfizer / BioNTech para maiores de 12 anos; a vacina Moderna de duas doses para maiores de 18 anos; e a vacina de dose única da Johnson & Johnson para maiores de 18 anos.

Todas as três empresas estão investigando o possível uso de intensificadores.

Os fabricantes de vacinas têm estudado se a imunidade que essas vacinas provocam pode diminuir por longos períodos de tempo, digamos, possivelmente depois de um ano ou mais, e se também protegem contra variantes do coronavírus que podem surgir e evoluir.

Nesse caso, uma pessoa vacinada pode precisar de uma dose de reforço da vacina para permanecer protegida contra a cepa original do coronavírus e variantes emergentes, algo semelhante com o que acontece com a vacina contra o tétano — recomendada a cada 10 anos — ou vacinas anuais contra a gripe.

Quando se trata de outros vírus, um ataque de sarampo geralmente deixa a pessoa imune para o resto da vida. O mesmo aconteceu com a varíola, antes de o vírus ser erradicado, na década de 1970, por meio de uma campanha mundial de vacinação. A vacinação adequada contra o sarampo e a varíola protege totalmente contra a infecção.

A imunidade é diferente para os vírus respiratórios e é aí que entram os reforços da vacina

Mas os vírus respiratórios como a gripe e o coronavírus são mais complicados. As pessoas podem pegar a gripe repetidamente, e as vacinas contra a gripe geralmente fornecem proteção apenas parcial contra infecções e doenças graves, pois geralmente há vários vírus da gripe circulando devido às mutações. No entanto, o coronavírus tem uma taxa de mutação mais lenta do que a gripe.

Ainda assim, os médicos temem que o coronavírus possa acabar sendo como a gripe, exigindo uma nova vacina a cada ano porque as cepas circulantes sofrem mutações rapidamente e porque a imunidade da vacina diminui rapidamente.

No caso dos imunizantes contra o coronavírus, vários estudos avaliaram as respostas imunológicas desencadeadas pelas vacinas Moderna e Pfizer à cepa original do vírus, em comparação com as variantes. E “esses estudos encontraram defeitos modestos ou nenhum defeito no reconhecimento imune celular das variantes”, de acordo com uma página do site do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, atualizada na quinta-feira (27).

É difícil prever como a redução da atividade neutralizante pode afetar a eficácia da vacina COVID-19, mas em todos os estudos, a atividade neutralizante de anticorpos observada entre as pessoas totalmente vacinadas foi geralmente maior do que a observada entre as pessoas que se recuperaram da Covid-19.

Dados de testes clínicos sugerem que a proteção oferecida pelas vacinas contra o coronavírus da Pfizer e Moderna deve durar pelo menos nove meses, disse Marks do FDA em abril. Mas os especialistas não medem esforços para apontar que isso não significa que a imunidade acaba em nove meses. Isso significa que este é o tempo máximo que os voluntários do estudo foram seguidos para ver qual é sua imunidade e para coletar dados.

A imunidade pode durar muito mais tempo; os pesquisadores só precisam de tempo para avaliá-lo.

A comunidade médica ainda necessita de dados para determinar até que ponto a imunidade pode diminuir com o tempo, disse à CNN em um e-mail, na última quinta-feira (27). o Dr. Amesh Adalja, pesquisador chefe do Centro de Segurança da Saúde da Universidade John Hopkins, que não participou dos estudos.

Esse grau pode ser medido de acordo com como as pessoas que estão totalmente vacinadas eventualmente sofrem infecções progressivas em uma taxa mais elevada, ou têm infecções que são graves o suficiente para exigir hospitalização.

“Para mim, esse é o limite”, disse Adalja.

O certo é que os estudos sobre a imunidade natural de uma infecção anterior com o coronavírus foram feitos há pouco mais tempo do que os testes de vacinas.

As últimas descobertas sobre imunidade duradoura

Dois novos estudos acrescentam ao corpo de evidências que a imunidade natural ao coronavírus depois que alguém se recupera da Covid-19 pode ser de longa duração, possivelmente pelo menos um ano. Mas isso não significa que não devam ser vacinados. Também não significa que a imunidade dura para sempre.

Um estudo, publicado na revista Nature na segunda-feira, descobriu que as células imunológicas da medula óssea de pessoas infectadas com o coronavírus têm uma “memória” da infecção que pode durar muito tempo.

Outra pesquisa, publicada na revista EClinicalMedicine na segunda-feira, descobriu que os anticorpos da Covid-19 ainda eram detectáveis ??cerca de 10 meses após a infecção entre as pessoas que se recuperaram.

As células da medula óssea podem manter a memória de Covid-19 por pelo menos 11 meses após a infecção. Essas células são uma fonte “essencial” de anticorpos protetores, de acordo com o novo estudo publicado na Nature.

Pesquisadores da Universidade de Washington em St. Louis examinaram amostras de sangue de 77 pessoas previamente infectadas com o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. Os pesquisadores descobriram uma diminuição inicial na presença de anticorpos após a infecção, mas entre quatro e 11 meses a diminuição foi menor.

Os pesquisadores também examinaram amostras de medula óssea retiradas de 19 pacientes previamente infectados, aproximadamente sete e 11 meses após a infecção. Os pesquisadores encontraram anticorpos em 15 dos 19 pacientes e, ao contrário da diminuição em outros anticorpos observados, aqueles produzidos pelas células da medula óssea pareceram permanecer estáveis.

“É uma boa notícia que esses anticorpos estejam sendo gerados e mantidos”, disse Ali Ellebedy, autor do estudo e professor associado da Universidade de Washington em St. Louis, a John Berman da CNN na quinta-feira.

Mas ele acrescentou que as descobertas não sugerem que as pessoas que tiveram Covid-19 não precisem mais ser vacinadas. Em vez disso, a vacinação pode aumentar ainda mais a resposta imune natural.

“Acho que as pessoas que foram infectadas e produziram essa bela memória ao longo do tempo seriam um grande incentivo para receber a vacina, porque agora eles podem colocar essas células de memória em ação”, disse Ellebedy, acrescentando que ter anticorpos não significa que uma pessoa está totalmente protegida.

“Nossos dados explicam porque aqueles que tiveram uma infecção leve de SARS-CoV-2 no ano passado estão gerando respostas tão incríveis à vacinação. É por causa da robusta memória imunológica que desenvolveram após a infecção”, disse Ellebedy à CNN em um e-mail na quinta-feira.

Algumas pessoas não produzem anticorpos suficientes

“No entanto, nem todas as pessoas previamente infectadas são iguais”, acrescentou. “Por muitas razões diferentes, algumas pessoas não apresentam uma forte resposta imunológica à infecção, mesmo depois de sobreviver à infecção. Portanto, é melhor que recebam as duas vacinas”, para quem recebe a vacina de duas doses.

Pelas mesmas razões, seja devido à idade ou imunossupressão, algumas pessoas podem ser aconselhadas a seguir um esquema de reforço diferente do que outros no futuro, se as doses de reforço forem eventualmente necessárias.

Até 9 em cada 10 pessoas infectadas com o coronavírus desenvolvem imunidade natural contra o vírus que é “mantida com pouca decomposição” por até 10 meses após a infecção inicial, sugere o estudo EClinicalMedicine, conduzido por pesquisadores do laboratório clínico nacional Labcorp.

Os pesquisadores descobriram que cerca de 90% dos pacientes Covid-19 recuperados avaliados no estudo tinham anticorpos detectáveis 21 dias após a infecção, e as taxas de anticorpos permaneceram em torno de 90%, com alguma variabilidade, até 300 dias.

Os pesquisadores analisaram dados de 39.086 pessoas que foram confirmadas com Covid-19 entre março de 2020 e janeiro de 2021, e tiveram pelo menos um teste de anticorpos com Labcorp após teste positivo para infecção por coronavírus.

Os dados não incluíam informações demográficas do paciente ou informações sobre a gravidade de um caso particular de Covid-19.

“Mais pesquisas precisam ser feitas para entender que tipo e nível de anticorpos sugere proteção contra reinfecção”, disse o Dr. Brian Caveney, diretor médico e presidente da Labcorp Diagnostics, em um comunicado à imprensa na segunda-feira. “Mas a presença prolongada de certos anticorpos é um sinal promissor, pois continuamos a pensar em sair com segurança da pandemia, bem como em futuras vacinas e na hora de imunizantes de reforço.”

Via: CNN Brasil

Notícias Relacionadas