O Brasil será um dos primeiros países a testar a vacina para Covid-19?
A resposta é não. Apesar de ser o 3º país com mais casos no mundo, o Brasil ficou de fora das iniciativas internacionais para apoio da produção e recebimento de um possível vacina contra a Covid-19


O avanço nas pesquisas e testes podem garantir que, ainda em 2020, uma vacina eficaz contra a Covid-19 seja produzida. Apesar da possibilidade, e sendo o 3º País com maior número de casos do novo coronavírus, o Brasil pode sair perdendo na corrida para garantir que a vacina chegue ao País assim que for encontrada.
Segundo o Valor Econômico, devido a crise política no governo de Jair Bolsonaro e seus ataques contra as medidas indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), agora agravadas pela demissão de dois ministros da Saúde no período de um mês, o País não foi convidado a participar de iniciativa internacional para acelerar pesquisas e produção para um medicamento de combate a pandemia.
Nomeada de “Colaboração Global para Acelerar o Desenvolvimento, Produção e Acesso Equitativo a diagnósticos, tratamento e vacina contra o covid-19”, o encontro foi realizado com organizações internacionais, empresas privadas e países como França e Alemanha, no fim de abril. A ação garante a preferência no recebimento, acesso às novas descobertas e certa influência nos valores da vacina.
Apesar da complicação política, a Organização Mundial da Saúde (OMS) garantiu que uma eventual vacina contra o coronavírus será considerada um bem público mundial. A resolução foi aprovada, após semanas de negociação e segundo negociadores, o Brasil teve um papel central na decisão, que buscou garantir que diferentes grupos estivessem satisfeitos com o documento. A informação foi publicada no Jornal O POVO.
Vacina contra covid-19
Das 118 vacinas experimentais registradas pela Organização Mundial da Saúde, oito delas já estão sendo testadas em seres humanos, de acordo com matéria do El País. Até o momento, os resultados dos protótipos são positivos, mas não garantem eficácia contra o novo coronavírus.
A mais promissora vacina em fase de testes é a da farmacêutica norte-americana Moderna, que se baseia em técnicas a partir do material genético (RNA) do vírus, apresentou bons resultados em seus testes em humanos nesta semana. As oito primeiras pessoas a receberem as doses tiveram uma boa resposta imunológica.
Cenário da Covid-19 hoje no Brasil
Até o momento, o Brasil registrou 271.628 casos confirmados e 17.971 vítimas da Covid-19. Os dados são do levantamento feito pela Universidade de John Hopkins. Com esses números o Brasil ocupa o 3º lugar no mundo com maior incidência do novo coronavírus, atrás apenas da Rússia e dos Estados Unidos.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.