Nova Zelândia registra zero casos ativos de Covid-19

País planeja eliminar medidas de distanciamento social hoje, 8, à meia-noite

17:17 | 08 de Jun de 2020 Por Letícia do Vale
Nova Zelândia registra zero casos ativos de Covid-19

Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern
Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern (Foto: Agência Brasil/Reuters/Staff/Direitos Reservados)

A Nova Zelândia anunciou, nesta segunda-feira, 8, que o país não apresenta mais casos ativos de coronavírus.  Há 17 dias, não havia registros de novas infecções no território, restando, há uma semana, apenas um caso ativo. Após não apresentar sintomas por 48 horas, o paciente foi considerado curado. É o que informa matéria do G1. 

De acordo com a diretora-geral do Ministério da Saúde, Ashley Bloomfield, é a primeira vez que a Nova Zelândia não apresenta casos ativos desde o dia 28 de fevereiro. O país passou por um rígido período de quarentena durante sete semanas até maio. Com cinco milhões de habitantes, foi registrado 1.154 casos confirmados e 22 mortes no território. 

A primeira-ministra Jacinda Ardern declarou que todas as medidas de distanciamento social serão eliminadas ainda hoje, a partir de meia-noite. As restrições nas fronteiras do país, contudo, devem permanecer. Dessa forma, atividades como eventos, varejo e uso do transporte público voltarão a funcionar sem as normas de distanciamento social aplicadas na maioria dos países ao redor do mundo. 

“Estamos confiantes de que eliminamos a transmissão do vírus na Nova Zelândia por enquanto, mas a eliminação não é um ponto no tempo, é um esforço sustentado. Enquanto o trabalho não está concluído, não há como negar que este é um marco. Então, posso terminar com um simples obrigado, Nova Zelândia”, afirmou a primeira-ministra, ainda segundo o texto.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.