Brasil registra maior média no mundo de mortes por dia decorrentes de Covid-19
Flexibilização das medidas de isolamento pode ser um dos fatores


O Brasil registrou, nos últimos sete dias, a maior média de mortes causadas pela Covid-19 de todo o mundo. É o que noticia matéria do Estadão. Durante o período, foram 7.197 mortes pela Covid-19, gerando uma média de 1.028 por dia. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O País conseguiu deixar para trás as duas nações com os maiores números absolutos de óbitos até o momento: Estados Unidos e Reino Unido. O registro ocorre quando vários governadores brasileiros flexibilizam as regras de isolamento nos estados.
Durante o mesmo período, os Estados Unidos, primeiro lugar do mundo em número de mortes por coronavírus, registrou 5.762 mortes, média de 823 por dia. O Reino Unido, segundo lugar da lista, contabilizou 1.552 mortes, média de 221 por dia.
“Na verdade, este resultado é fruto do mau manejo da pandemia no país. O Brasil começou bem com o ministro (Luiz Henrique) Mandetta (demitido por Bolsonaro em abril), mas agora está cometendo um erro terrível relaxando as medidas de distanciamento exatamente no momento em que está se aproximando do pico da curva”, disse o epidemiologista Pedro Hallal, reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em entrevista ao Estadão.
De acordo com o professor de Geografia da Saúde da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Raul Guimarães, cálculos feitos em maio indicavam que o estado de São Paulo chegaria ao pico no final de junho e começaria a cair em agosto. No entanto, o cenário agora é outro. O especialista avalia que a crise vá até outubro ou novembro, e considerada a quarentena realizada no País como “meia boca”.
Além disso, Guimarães indica que o número de mortos pode duplicar até o final de julho, devido ao atual ritmo de propagação do vírus e à retomada econômica mal feita. Ele defendeu que o Brasil segue na direção contrária aos outros países do mundo ao flexibilizar medidas de isolamento enquanto ainda existe crescimento de casos em várias regiões.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.