Medicamento para asma pode ser tomado para tratar falta de ar causada por coronavírus?
Apesar de apresentarem resultados positivos, os remédios para o tratamento da asma ainda não foram comprovados eficazes para a covid-19


Como a falta de ar é um sintoma característico da Covid-19 e pode se assemelhar à crises asmáticas, seria possível que os medicamentos usados para tratar a asma também sirvam para tratar o novo coronavírus? Apesar de alguns resultados terem sido positivos em alguns casos mais brandos da doença, nenhum estudo científico comprova a eficácia de remédios usados para asma no tratamento dos sintomas do vírus.
Segundo a empresa televisiva japonesa NHK, médicos do Hospital Ashigarakami, na província de Kanagawa, conseguiram resultados positivos na diminuição dos sintomas, ao usarem um medicamento contra asma, o ciclesonida, em três pacientes, com mais de 65 anos de idade, que desenvolveram pneumonia. O resultado positivo, apesar de pequeno, foi publicado em documento no site da Associação Japonesa para Doenças Infecciosas.
A possível eficácia do ciclesonida se deve ao fato do medicamento atuar nos pulmões, local onde o coronavírus ataca, e reduzir as inflamações causadas no órgão. A equipe médica japonesa informou que investigará sobre a possibilidade de tratamento juntamente com outras instituições médicas, devido o número de testados ser pequeno. Sem nenhum outro estudo que comprove o efeito positivo de medicamentos contra asma para tratar o novo coronavírus, o mais indicado é consultar um médico após falta de ar. E em casos de o paciente já ter asma, a recomendação é observar se os demais sintomas da Covid-19 se apresentam.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar essa pandemia juntos.