Covid-19: Mulheres comandam pesquisa para reduzir letalidade

LIP-UFRJ avalia efeitos da nitazoxanida em pacientes com pneumonia grave

19:14 | 10 de Jun de 2020 Por Amanda Araújo
Covid-19: Mulheres comandam pesquisa para reduzir letalidade

Médica com braços cruzados; LIP-UFRJ busca novas terapias para reduzir a letalidade da Covid-19
Profissionais também divulgam informações científicas sobre coronavírus de forma acessível (Foto: Freepik)

Com equipe 90% feminina, Laboratório de Investigação Pulmonar (LIP) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), busca novas terapias para reduzir a letalidade da Covid-19 no País. 

O foco do laboratório é “desenvolver técnicas de respiração mecânica, novos medicamentos e pesquisas com células-tronco”, informou em entrevista ao O Globo a professora-chefe do laboratório, Patricia Rocco. 

A médica tem mais de 30 anos dedicados ao estudo de doenças pulmonares e é membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências.

Com a chegada do novo coronavírus, a equipe de 60 profissionais passou a dedicar-se exclusivamente aos impactos da Covid-19, a convite do Ministério da Ciência e Tecnologia. 

LEIA MAIS | Covid-19: resposta feminista à pandemia

O LIP-UFRJ, então, tornou-se responsável por um dos estudos que avalia os efeitos da terapia com a nitazoxanida em pacientes com pneumonia grave induzida pelo Sars-Cov-2.

O trabalho do laboratório, durante a pandemia, está dividido em estudos clínicos com medicamentos e terapia com células-tronco; pesquisas pré-clínicas sobre a atuação do coronavírus dentro da célula; e divulgação de informações científicas.

Mulheres em busca de reduzir a letalidade

90% dos profissionais do LIP-UFRJ são mulheres, mas, segundo Rocco, as integrantes não são escolhidas por causa do gênero.

As pesquisadoras que são maioria precisam, assim,  lidar com o machismo estrutural, muito forte também na ciência. 

“Já me perguntaram ‘cadê o médico’, ‘cadê o professor’, ‘quem é o responsável’. Todo dia é uma batalha”, contou ao Globo a médica Nathane Santana Félix. 

Informações científicas

Acompanhe a equipe do LIP-UFRJ no Instagram, Youtube, Facebook e Linkedin, redes sociais nas quais o laboratório publica dados de utilidade pública sobre a Covid-19.

https://www.instagram.com/p/CAbUpKHpCxT/

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.