Posts

Itália lança aplicativo para rastrear casos da Covid-19

A tecnologia identifica casos positivos que estiveram em contato com outros usuários e encaminhará notificações de auto-isolamento e testagem

01.06.20 - 07H10 Por Adriely Viana
O aplicativo identifica usuários testados positivos quando os aparelhos móveis se aproximam (Foto: PxHere)
O aplicativo identifica usuários testados positivos quando os aparelhos móveis se aproximam (Foto: PxHere)

O governo italiano divulgou nesta segunda-feira, 1º, o lançamento de um aplicativo móvel que foi desenvolvido para rastrear infecções da Covid-19 em quatro regiões do país, de acordo com publicação da Reuters. O aplicativo recebeu o nome de “Immuni” (imune, em português) e tem o objetivo de minimizar o risco de novos surtos ao identificar quando seus usuários estão próximos uns dos outros. 

O aplicativo entra em ação quando os celulares que o instalaram estão próximos. Assim, códigos são enviados via tecnologia Bluetooth. No caso de  uma pessoa que está positiva para o vírus, o Immuni encaminha um informe recomendando aos contatos recentes o auto-isolamento e a irem realizar um teste para a Covid-19. A proposta busca ajudar as autoridades de saúde a reagir rapidamente e limitar o contágio.

“Dessa forma, poderemos identificar alguém que estava sentado no ônibus ao lado de uma pessoa infectada”, disse à Reuters Pier Luigi Lopalco, chefe da unidade de emergência Covid-19 na região de Puglia, que está entre os que pilotam o aplicativo. 

Apesar da tecnologia poder ajudar na identificação e contenção de novas transmissões do coronavírus, a população está apresentando certa resistência devido a preocupação com invasões de privacidade. Segundo o governo, os dados pessoais dos usuários não serão coletados e o aplicativo não compartilha a localização atual do aparelho móvel. Além da previsão de encerramento do uso da plataforma até o dia 31 de dezembro de 2020, quando os contatos serão excluídos.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.

Notícias Relacionadas