Isolamento: quanto tempo devo ficar para não infectar outras pessoas?

Em casos leves ou assintomáticos, é recomendado em torno de 14 dias de auto isolamento ou até o desaparecimento dos sintomas

18:40 | 04 de Jun de 2020 Por Adriely Viana
Isolamento: quanto tempo devo ficar para não infectar outras pessoas?

Auto isolamento é indicado para sintomas leves e assintomáticos (Foto: Freepik)
Auto isolamento é indicado para sintomas leves e assintomáticos (Foto: Freepik)

O isolamento é indicado caso uma pessoa tenha sido diagnosticada com a Covid-19, seja sendo assintomático ou apresentando sintomas leves. Assim, é recomendado um período de 14 dias ou até que nenhum sintoma seja observado, para garantir que o vírus já não possa ser transmitido para pessoas próximas. 

Aos que entraram em contato com alguém infectado, o prazo de isolamento deve ser o mesmo. Isto porque, o novo coronavírus leva cerca de duas semanas em incubação, ou seja, até apresentar os primeiros sintomas da Covid-19.

Com o crescente número de casos do novo coronavírus, o isolamento social é a medida mais eficaz de conter a proliferação da Covid-19 e minimizar a curva de transmissão do vírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Se uma pessoa observou sintomas, como tosse leve ou febre leve, geralmente não há necessidade de procurar atendimento médico.

O ideal é permanecer em casa, fazer auto isolamento, conforme as orientações das autoridades de saúde, e monitorar os sintomas. Caso outros sintomas como dificuldade para respirar, dores no peito e febre alta sejam identificados, é necessário procurar um atendimento médico.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), divulgou um informativo com medidas básicas de proteção que devem ser seguidas durante a pandemia. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel, uso de máscaras ao sair de casa, manter pelo menos 1 metro e meio de distância de outras pessoas.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.