Imunidade contra coronavírus pode durar apenas seis meses
A pesquisa analisou como linhagens já conhecidas do coronavírus atuam no organismo humano


Quando uma vacina para combater o novo coronavírus for encontrada, é possível que a imunidade do organismo humano ao Sars-CoV-2 dure apenas seis meses. O alerta foi feito por pesquisadores da Universidade de Amsterdã, na Holanda.
De acordo com uma análise que reuniu registros médicos dos últimos 35 anos, foi notada a probabilidade do vírus de se comportar semelhante a outros causadores de doenças infecciosas, como resfriados e gripes.
O estudo se baseou nos níveis de anticorpos presentes nos organismos de dez homens, com idades entre 27 e 40 anos, comparados com os outros quatro tipos de coronavírus sazonais humanos identificados até o momento. Os participantes foram testados em intervalos de três a seis meses, de acordo com informações do site TecMundo.
Resultados
Os resultados encontrados revelaram “duração alarmantemente curta da imunidade contra os coronavírus”, segundo os pesquisadores.
Assim, foi possível identificar que após os seis primeiros meses da dosagem da vacina para outros tipos de coronavírus e vírus gripais, os níveis de anticorpos que se desenvolveram no corpo sofreram redução significante.
Pesquisadores também descobriram que, passados 12 meses, alguns organismos voltaram a ser infectados.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.