Hospital no interior do Piauí cura pacientes em estágio inicial da Covid-19
Com um coquetel a base de hidroxicloroquina, azitromicina e corticoides, oito pacientes obtiveram resultados positivos e receberam alta


O Hospital Tibério Nunes, no município de Floriano, interior do Piauí, conseguiu curar oito pacientes em fases iniciais da Covid-19 aplicando um coquetel a base de hidroxicloroquina, azitromicina e corticóides. A informação foi divulgada pela Carta Piauí. Segundo o portal, a medicação foi estabelecida de acordo com os protocolos da Dra. Marina Bucar Barjud, piauiense que mora em Madri e atua como coordenadora científica da Universidade de Zaragoza.
A equipe de médicos realizou o tratamento nos pacientes que se encontravam nas fases: Infecciosa, com cloroquina e anticoagulante; Inflamatória, com corticóides, receitando nas primeiras 48 horas de cada estágios, a quantidade ideal do coquetel a ser tomado. O tratamento impediu que a doença evoluísse para a fase crítica, que necessita da UTI e do uso de respiradores.
O protocolo precoce para o tratamento de pacientes iniciais foi aprovado pelo Governo do Piauí para que mais estudos sejam realizados como garantia de eficácia das medicações. Porém, como ainda não há indicadores sólidos de bons resultados em todos os casos, o paciente que aceitar fazer o tratamento deve assinar um termo de consentimento dos possíveis efeitos colaterais e riscos. A recomendação continua sendo procurar um médico ao sentir os sintomas do novo coronavírus e não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar essa pandemia juntos.