Posts

HIV é fator de risco para Covid-19, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira (15) que pessoas que tenham HIV, o vírus responsável pela aids, possuem maior risco de desenvolver uma forma grave da Covid-19 ou até mesmo morrer em casos de internação. O estudo realizado pela instituição acompanhou 15.500 pessoas infectadas com HIV e hospitalizadas com Covid-19 em 24 países. Os pacientes […]

16.07.21 - 12H41 Por apoenamirela

Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira (15) que pessoas que tenham HIV, o vírus responsável pela aids, possuem maior risco de desenvolver uma forma grave da Covid-19 ou até mesmo morrer em casos de internação.

O estudo realizado pela instituição acompanhou 15.500 pessoas infectadas com HIV e hospitalizadas com Covid-19 em 24 países. Os pacientes tinham, em média, 45 anos e 92% deles estavam em terapia antirretroviral para o HIV antes de serem contaminados com o SARS-CoV-2.

Segundo a pesquisa, um terço dos mais de 15 mil pacientes acompanhados desenvolveram uma forma grave da Covid-19, enquanto 23% vieram a óbito em decorrência da doença.

“Até então, o impacto da infecção pelo HIV na gravidade e mortalidade da Covid era relativamente desconhecido, e as conclusões de estudos anteriores eram, às vezes, contraditórias”, apontou a Sociedade Internacional de AIDS (IAS).

“A infecção por HIV é um fator de risco significativo para as formas graves e críticas da Covid-19 no momento da hospitalização e para mortalidade no hospital”, afirmou a OMS em um comunicado oficial ao relatar que o estudo levou em consideração outros fatores, como idade e presença de outros problemas de saúde.

O presidente da IAS, Adeeba Kamarulzaman, ressaltou que as pessoas portadoras do HIV devem ser incluídas na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo.

“A comunidade internacional deve fazer mais para garantir que os países fortemente afetados pelo HIV tenham acesso imediato às vacinas contra a Covid. É inaceitável que menos de 3% [da população] do continente africano tenha recebido uma dose da vacina e menos de 1,5% as duas doses”, completou.

De acordo com dados da UNAIDS, agência especializada da ONU, 37,7 milhões de pessoas viviam com HIV no mundo em 2020 e cerca de 27,4 milhões estavam em tratamento.

Fonte: Olhar Digital

Notícias Relacionadas