Governo espanhol libera saída de crianças às ruas acompanhadas por um adulto
A medida é válida para menores de até 12 anos e em períodos de “curta caminhada”


A Espanha autorizou que crianças de até 12 anos de idade poderão sair às ruas para “caminhadas curtas” se acompanhadas por um adulto. A medida começa a partir da próxima segunda-feira, 27. O governo espanhol indicou que os menores, faixa etária correspondente de 12 a 18 anos, também poderão sair sozinhos. A condição para esses casos é que todas as medidas de prevenção sejam seguidas e que os passeios sejam rápidos. Em todos os casos, idas a parques seguem proibidas. As informações são do jornal El País.
Cerca de 8 milhões de menores de idade estavam proibidos de sair de casa desde o dia 14 de março, quando o decreto do estado de alarme entrou em vigor na Espanha. Os pedidos para minimizar o confinamento estrito de crianças no país vem sendo solicitado há algumas semanas.
A Espanha está entre os países que apresentam medidas de restrição mais rígidas para menores de idade. A informação é referente a um relatório realizado pela Plataforma pelos Direitos da Criança. Outros países europeus, como a Itália, França e Alemanha, mantém a saída de crianças liberadas com algumas restrições e medidas a serem seguidas.
Até então, a Espanha mantinha liberada a saída apenas de crianças com transtorno de espectro autista, se acompanhadas dos pais ou cuidadores e apresentando identificação. Mesmo com a autorização nestes casos, responsáveis relataram ter sofrido agressões verbais nos passeios com os filhos.
A Espanha registrava 21.182 mortes por covid-19, até esta terça-feira, 21. Nas últimas 24 horas, 430 registradas mortes foram contabilizadas e mais de 204 mil pessoas foram infectadas.