Posts

Fim da pandemia de coronavírus no Brasil deve acontecer em agosto, diz estudo

No Brasil, a curva de queda deve começar a partir de 9 de maio

28.04.20 - 05H31 Por Paula Lima
Estudo aponta quando pandemia de coronavírus chegará ao fim no Brasil

O site Data-Driven Innovation Lab, de Singapura, desenvolveu um cálculo para prever o fim da pandemia do novo coronavírus no mundo, em diferentes países. Usando o modelo SIR (suscetível infectado-recuperado) é regredido com dados de cada país em específico para estimar as curvas do ciclo de vida da pandemia.


No Brasil, a previsão é de que a pandemia acabe 100% em 16 de agosto de 2020. Iniciando uma curva de queda a partir de 9 de maio e chegando a primeira etapa do fim da pandemia em primeiro de junho de 2020.
Esse monitoramento contínuo de eventos futuros prováveis ​​previstos, como o fim da pandemia em andamento, usa os dados mais recentes gerados ao longo do tempo, poderá reduzir a ansiedade da cegueira do futuro. No entanto, como as situações que mudam rapidamente, os monitores preditivos são atualizados diariamente com os dados mais recentes.


“A evolução do COVID-19 não é completamente aleatória. Como outras pandemias, segue um padrão de ciclo de vida desde o surto até a fase de aceleração, ponto de inflexão, fase de desaceleração e eventual parada ou término”, informa o artigo sobre a metodologia do DDI Lab.


Com a curva estimada do ciclo de vida completo, pode-se observar facilmente em qual fase do ciclo de vida pandêmica um país específico se encontra (com dados reais plotados juntos), quando o ponto de inflexão (o pico no sino) curva de forma) está chegando (para os interesses dos países ainda em fase de aceleração) e quando a pandemia terminará (para os interesses de todos os países).


Nos EUA, a previsão do fim da pandemia é de 20 de setembro. E na Itália, ainda em 30 de agosto de 2020.

Há um importante aviso de isenção de responsabilidade no início da leitura da metodologia da pesquisa: “O conteúdo deste site é estritamente apenas para fins educacionais e de pesquisa e pode conter erros. O modelo e os dados são imprecisos para as realidades complexas, em evolução e heterogêneas de diferentes países. As previsões são incertas por natureza. Os leitores devem tomar quaisquer previsões com cautela. O otimismo excessivo baseado em algumas datas de término previstas é perigoso, pois pode afrouxar nossas disciplinas e controles e causar a recuperação do vírus e da infecção, e deve ser evitado.”

Confira os demais gráficos no site do DDI Lab

Notícias Relacionadas