Posts

Fibra óptica submarina ligará Fortaleza a Sines, em Portugal

Sabe aquela conectividade mais rápida oferecida por operadoras para casas e empresas? Ela é feita por fibra óptica – fios muito finos dentro de um cabo fazem essa conexão. Agora imagine esses cabos percorrendo 6 mil quilômetros, saindo do Brasil, passando pelo mar e chegando à Europa. Pois é. Na próxima semana, em Fortaleza, Ceará, […]

17.12.20 - 11H50 Por apoenamirela

Sabe aquela conectividade mais rápida oferecida por operadoras para casas e empresas? Ela é feita por fibra óptica – fios muito finos dentro de um cabo fazem essa conexão.

Agora imagine esses cabos percorrendo 6 mil quilômetros, saindo do Brasil, passando pelo mar e chegando à Europa.

Pois é. Na próxima semana, em Fortaleza, Ceará, será feito o lançamento de cabos de fibra óptica submarinos em direção à cidade de Sines, em Portugal.

Quando entrar em funcionamento, a nova tecnologia vai ajudar, por exemplo, na reprodução de vídeos e filmes, jogos virtuais, computação em nuvem e nas transações bancárias. Segundo o Ministério das Comunicações, o serviço deverá beneficiar negócios digitais e atrair investimentos.

A previsão é que o projeto seja concluído no meio do próximo ano. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, deu detalhes da operação.

Segundo o ministro, a iniciativa vai preparar o Brasil para receber a tecnologia 5G para celulares.

Atualmente, um único cabo submarino conecta a Europa à América do Sul, mas é destinado exclusivamente ao tráfego de voz e tem velocidade de 10 gigas.

O novo cabo de fibra óptica vai proporcionar o tráfego de dados a 72 Tbps e latência de 60 milissegundos. Latência é aquele tempinho de espera quando a internet fica carregando.

O investimento de R$ 1 bilhão foi feito pela empresa EllaLink, proprietária e operadora dos serviços que serão oferecidos pela fibra.

Via: Agência Brasil

Notícias Relacionadas