Posts

Coronavírus circula na Itália desde dezembro de 2019, diz estudo

Partículas do vírus foram encontradas nas águas residuais de Milão e Turim

19.06.20 - 05H39 Por Adriely Viana
O Sars-CoV-2 está nas águas residuais da Itália desde dezembro de 2019
Catedral de Duomo, Itália (Foto: PxHere)

O Instituto Italiano de Saúde (ISS) divulgou nesta sexta-feira, 19, um estudo no qual foi identificada a presença do novo coronavírus nas águas residuais de Milão e Turim, ao norte da Itália, desde dezembro de 2019. O que significa que o vírus circula pela região cerca de dois meses antes do primeiro caso de Covid-19 ter sido detectado oficialmente, em 21 de fevereiro de 2020. 

O estudo examinou 40 amostras de águas residuais coletadas entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020.  As amostras coletadas em Milão e Turim, em 18 de dezembro de 2019, confirmaram a existência do vírus. O exame das amostras foram confirmados por dois laboratórios diferentes, com dois métodos distintos, de acordo com o jornal La Vanguardia.

“Esta pesquisa pode nos ajudar a entender a origem da circulação do vírus na Itália”, disse Giuseppina La Rosa, especialista em águas residuais ambientais do Serviço Nacional de Saúde da Itália que co-liderou a pesquisa, em um comunicado detalhando as descobertas.

O ISS usou como referência um estudo espanhol que identificou a presença do novo coronavírus nas águas residuais de Barcelona 40 dias antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. 

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.

Notícias Relacionadas