Posts

Enxofre protege contra o coronavírus?

Debate entrou em pauta após apoiadora do presidente garantir que substância cura a Covid-19

18.06.20 - 07H08 Por Letícia do Vale
Jair Bolsonaro fazendo declaração à imprensa no Planalto. Ele usa máscara no pescoço. Não existem provas que enxofre protege contra coronavírus
Até o momento, nenhuma medicação mata, comprovadamente, o novo coronavírus (Foto: Agência Brasil) 

No último dia 8 deste mês, um vídeo de uma apoiadora do presidente Jair Bolsonaro garantindo que a cura para o coronavírus era a reposição de enxofre no corpo viralizou. A mulher se dirigia a Bolsonaro e o presidente chegou a prometer uma reunião com a apoiadora. No entanto, não existem estudos que provem essa afirmação. É o que explicam vários especialistas entrevistados para matéria do G1. 

Apesar de fazer bem ao ser humano quando ingerido por meio de alimentos e ser conhecido por inibir a replicação de alguns vírus, nenhuma pesquisa garante que o enxofre neutralize, especificamente, o novo coronavírus, de acordo com o virologista Rômulo Néris, doutorando pela UFRJ.

Além disso, a infectologista Roberta Schiavon Nogueira alerta sobre o fato de que o enxofre pode ser tóxico, dependendo da concentração ingerida ou até mesmo inalada e, portanto, não deve ser consumido de forma leviana. A especialista reitera, ainda, que, até o momento, nenhuma medicação mata, comprovadamente, o novo coronavírus. 

Dessa forma, para um sistema imunológico saudável, o pneumologista José Rodrigues Pereira indica que o indivíduo deve ter uma dieta balanceada, incluindo a pequena quantidade de enxofre já presente nos alimentos. 

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.

Notícias Relacionadas