E quando a quarentena acabar?
Especialista defende criação de equipes multidisciplinares de vigilância


As dúvidas sobre coronavírus são muitas, mas um consenso compartilhado por especialistas é que medidas de isolamento social são fundamentais para desacelerar a velocidade de contaminação da doença. Assim, milhões de pessoas em vários países ao redor do mundo permanecem em quarentena dentro de suas casas, na esperança de que tudo isso passe logo. Mas, e quando passar? Tudo vai voltar ao normal?
Esse “normal” não vai chegar tão cedo, apontam especialistas A cientista espanhola Pilar Mateo explicou, em entrevista ao portal R7, que a vigilância constante será um fator fundamental no novo mundo. A especialista defende a criação de equipes multidisciplinares de vigilância para prevenir novas crises de saúde.
Pilar relata que, a cada ano, entre quatro e cinco novos vírus surgem e circulam pelo planeta. Assim, sem prevenção e monitoramento, o risco de uma nova epidemia estará sempre à espreita.
Risco de contágio
Dessa forma, até a criação de uma vacina, “o risco de contágio estará presente a qualquer momento em nossa vida social”, relata, graças ao enorme potencial de contaminação do coronavírus.
Mesmo ainda com diversas dúvidas sobre coronavírus, a necessidade de continuar se resguardando é uma certeza. Fazer compras, sair com amigos e ir a festas são atividades que passarão por um longo tempo de adaptação, assim como cada indivíduo vivendo nesta nova realidade.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.