Coronavírus se espalha mais em ambientes abertos ou fechados?
Covid-19 pode ser transmitida pelo ar, até mesmo sem contato físico; arejar o ambiente é medida simples e barata


Ainda que o contato com pessoas infectadas ou gotículas respiratórias seja a principal forma de transmissão da Covid-19, uma das dúvidas sobre coronavírus é se possível pegar a doença apenas pelo ar. É possível! Portanto, o risco em locais fechados é maior do que em lugares arejados. Tanto que abrir janelas é uma das principais formas de prevenção.
O coronavírus pode sobreviver no ar algumas horas. Jean Gorinchteyn, infectologista do Instituto Emílio Ribas, informa que é importante manter os ambientes arejados. Estudo chinês divulgado recentemente no Fantástico comprovou que o vírus pode ser transmitido pelo ar sem contato físico.
A vigilância epidemiológica da China identificou que dez pessoas de três famílias diferentes foram contaminadas ao almoçarem, em diferentes mesas, em um mesmo restaurante de Wuhun, onde a pandemia começou.
Assim, pesquisadores reconstruíram a cena usando ciência e técnicas de investigação criminal. As três famílias estavam sentadas na linha de ventilação de um único ar-condicionado, sendo que apenas um membro de uma das famílias estava contaminado e transmitiu o coronavírus para as demais pessoas, através do ar.
Infecção pelo ar
No Japão, experiências reforçam a infecção pelo ar. Cientistas de lá acompanharam as micropartículas no ar, utilizando raio-laser e câmeras sensíveis.
Quando alguém espirra, conforme estudo, as gotículas menores ficam pairando no ar, enquanto as maiores caem no chão. Abrir as janelas e ventilar o ambiente, portanto, é uma maneira simples e barata de fazer as micro gotículas desaparecerem.
Agir contra o coronavírus
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.