Quando poderemos parar com o distanciamento social?
Manter uma distância segura de outras pessoas vai se tornar algo rotineiro?


No início de junho, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendou ao governo brasileiro que mantivesse as medidas de prevenção contra a Covid-19, especialmente o uso de máscaras e o distanciamento social.
Há muita especulação, ainda, sobre adiamento de shows e outros grandes eventos e, alguns estudos levantam a possibilidade de distanciamento intermitente até 2021 ou 2022, para evitar aglomerações até que boa parte da população mundial tenha sido contaminada. Mas até quando, de fato, precisaremos continuar com o distanciamento social?
Segundo a direção da Opas, o alto número de casos e mortes no Brasil mostra que o distanciamento precisa continuar até que haja uma baixa de internações e óbitos – que podem aumentar com medidas de flexibilização.
Em documento divulgado no mês de abril, a organização propõe que as medidas de distanciamento se mantenham “até que medidas farmacológicas estejam disponíveis”, ou seja, até que haja uma vacina. A manutenção do distanciamento social, inclusive, é especialmente relevante para achatar a curva epidemiológica da Covid-19 no Brasil, já que de acordo com a Opas a América Latina ainda não atingiu o pico da pandemia.
Em entrevista repercutida no portal Terra, o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Opas, Marcos Espinal, recomendou cautela aos estados que buscam reabrir em virtude desse dado. “Caso o País decida reabrir, o processo deve ser de maneira lenta e segura, garantindo que haja meios adequados para testar, analisar, detectar e rastrear contatos”, ressaltou.
Qual a distância segura?
Segundo a OMS, a distância social praticada entre as pessoas deve ser de pelo menos um metro. Os países, no entanto, possuem liberdade para aumentar esse espaço, de acordo com o que as autoridades de saúde locais avaliam como necessário.
De acordo com a BBC, essa distância tem variado entre um e dois metros. Países como Canadá, Espanha e Reino Unido têm adotado a distância mínima de dois metros; a maioria, no entanto, opta por distância social entre um metro e um metro e meio.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.