Covid-19 se desenvolve em climas amenos e secos, diz estudo
Descoberta deve ajudar autoridades a projetarem estratégias de prevenção para conter novos surtos


Estudo mostra que a Covid-19 segue um padrão sazonal e se desenvolve melhor em climas amenos e secos. Universidade de Maryland, em Baltimore (Estados Unidos), lidera pesquisa publicada na revista Journal of the American Medical Association (Jama).
Cientistas internacionais analisaram a disseminação da doença e dados climáticos de 50 cidades ao redor do mundo com e sem coronavírus, entre 1º de janeiro de 10 de março. As informações são da agência de notícias EFE.
Foram comparadas 42 cidades sem muito registro da infecção junto com oito cidades com forte expansão da Covid-19: Wuhan, China; Tóquio, Japão; Daegu, Coreia do Sul; Qom, Irã; Milão, Itália; Paris, França; Seattle, EUA; e Madri, Espanha.
As cidades mais afetadas pela pandemia estão no corredor de latitude entre 30 e 50 graus norte (N), com clima parecido: têm uma temperatura média entre cinco e 11 graus centígrados e baixa umidade específica e absoluta (entre 44% e 84%), quando o vírus se espalhou mais rapidamente.
Surtos
A descoberta deve ajudar autoridades a projetarem estratégias de prevenção para conter novos surtos.
Com essa pesquisa, constatou-se que o vírus SARS-CoV-2 tem mais dificuldades em se espalhar sob condições de temperatura e umidade mais altas.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.